UPE terá mestrado em Hebiatria – Publicada em 10.12.2004

A Universidade de Pernambuco (UPE) será a primeira instituição de ensino superior do Brasil a disponibilizar um curso de Mestrado em Hebiatria, especialidade médica que trata especificamente de adolescentes, grupo que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é formado jovens entre 10 e 20 anos – fase da vida em que surgem transformações físicas em emocionais, marcando a passagem da infância para vida adulta. A aprovação do Mestrado partiu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Comitê Brasileiro de Odontologia. O resultado foi encaminhado à UPE em novembro último.

O curso deve ser iniciado em 2005. Até o momento, porém, não foi definido o período para inscrição. O número de vagas deve ficar entre 20 e 30, que estarão distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Estudo do Comportamento na Saúde do Adolescente; Mediadores, Determinantes e Fatores Biológicos e Risco à Saúde na Adolescência; Epidemiologia e Prevenção de Agravos à Saúde na Adolescência; Políticas e Programas deAtenção à Saúde do Adolescente.

Pouco conhecida no país, a especialidade, cujo nome é inspirado na deusa grega da juventude, Hebe, vem suprir a falta de aprofundamento nas questões que envolvem a adolescência, principalmente pelo fato de os maiores índices mortes por violência e acidentes ocorrerem na faixa etária dos 10 a 20. Somam-se a isso, questões como gravidez precoce, suscetibilidade a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas.

O Mestrado em Hebiatria funcionará na Faculdade Odontologia de Pernambuco (FOP) e a meta é abranger estudos nas áreas de Saúde e Humanas. O programa a ser desenvolvido no curso contará com a participação de Doutores em Tocoginecologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Pediatria, Enfermagem, Saúde e Desportos e Odontologia. É importante destacar que o curso já nasce com uma avaliação favorável: nota 4, concedida pela CAPES.

Atualmente, a UPE conta com outros seis projetos de mestrado sendo avaliados pelos órgãos competentes. Já a Faculdade Administração da UPE (FCAP) está com as inscrições abertas até o dia 17.12 para cursos de pós-graduação. Os interessados devem procurar a secretaria da FCAP, na Avenida Abdias de Carvalho, 252, Madalena. Mais informações pelo fone 3445.6181 ou pelo site: www.upe.br.

Fonte: Diário de Pernambuco – Especial Faculdades – 08.12.2004

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *