Seminário sobre autonomia é nesta segunda, dia 26 de março.
Depois de três anos adormecido, o debate sobre a autonomia universitária da Universidade de Pernambuco volta à tona na próxima segunda feira, 26/03, com o seminário “Autonomia universitária e financiamento do ensino superior”.
O evento acontecerá no auditório da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE), localizado na rua Arnóbio Marques, 405, no bairro de Santo Amaro, com início às 10h.
Como palestrantes foram convidados o deputado Paulo Rubem Santiago, que integra a Comissão do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados e o professor José Cristóvão de Andrade, Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB).
“Nossa intenção é debater os mitos e as realidades da autonomia universitária, partindo da experiência da autonomia financeira conquistada pela Universidade Estadual da Paraíba há seis anos”. Resume o professor Itamar Lages, presidente da Adupe.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DE AUTONOMIA DA UPE
A autonomia das universidades está prevista na Constituição Federal. No caso da Universidade de Pernambuco, o princípio também está claro na Constituição Estadual. No entanto, como a universidade não pode administrar seu orçamento, ficando à mercê do governo, essa autonomia torna-se um engodo.
A autonomia da UPE há muito tempo vem sendo uma bandeira de luta das entidades representativas dos professores, servidores e estudantes. Ainda no governo Jarbas, uma proposta foi discutida pela comunidade universitária e levada ao governo. Já no primeiro governo de Eduardo Campos o tema voltou ao foco da discussão. Novamente foi construída uma proposta, desta vez com a participação das entidades e da Reitoria. O documento foi entregue ao governo em 2008 mas permanece engavetado.
Pela proposta apresentada, o estado repassaria à UPE o equivalente a 5% da sua receita com impostos, garantindo assim a autonomia financeira da instituição. Para alunos, professores e servidores, a autonomia financeira traria condições para a universidade se desenvolver em tamanho e qualidade.
Esse sistema é praticado nas universidades estaduais de São Paulo (USP, UNESP e UNICAP), na Universidade Estadual do Paraná e na Universidade Estadual da Paraíba.
SERVIÇO:
Seminário “Autonomia Universitária e Financiamento do Ensino Superior”
Quando: 26 de março de 2012
10:00 – Abertura e apresentação dos participantes
10:15 – Palestra:“Autonomia Universitária e Financiamento do ensino superior.” – Deputado Paulo Rubem Santiago (Comissão do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados)
11:15 – Relato de experiência: “A Autonomia Financeira na UEPB”
Prof. José Cristóvão de Andrade (Presidente da ADUEPB)
12:00 – Debate
12:30 – Encerramento