Segurança ameaça sindicalistas – 15.09.2010

O chefe de segurança do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) reagiu a uma reclamação de sindicalistas, ontem, sacando seu revólver calibre 38 e apontando contra eles. A confusão aconteceu pela manhã, durante as eleições para novo reitor da Universidade de Pernambuco, que administra a unidade de saúde. O incidente não atrapalhou a votação. Os servidores prometem pedir providências à Reitoria.

O tumulto envolveu o coronel da Polícia Militar reformado Ivonésio Galvão, que ocupa cargo comissionado na instituição. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da UPE, Gleydson Ferreira, tudo começou com a tentativa de anexar cartazes nos murais do Huoc. “O pessoal do sindicato estava colando o material, como sempre fez, sem problema algum. De repente, ele apareceu e começou a arrancar tudo”, conta o sindicalista.

A equipe do sindicato reclamou, mas não foi atendida. “Ele disse que arrancava mesmo, porque quem mandava era ele. E ainda disse que o sindicato baixasse a bola com ele”, diz Gleydson Ferreira, que ainda não havia chegado ao hospital nesse momento.

Chamado pelos colegas, ele seguiu até a sala de Ivonésio Galvão e questionou sobre a retirada dos cartazes. Com a confirmação, soltou uma provocação. “O senhor é capataz ou é servidor do Oswaldo Cruz?”, disparou Gleydson Ferreira.

Em resposta, o segurança protestou. “Não venha dizer que sou capataz, não.” Nesse momento, abriu a gaveta, sacou o revólver calibre 38 e ordenou que todos saíssem da sala. Ameaçados, eles deixaram o escritório pedindo calma ao policial militar reformado.

Após a confusão, o chefe de segurança pediu exoneração do cargo. “Ele disse que foi provocado, mas esse tipo de comportamento não pode ser justificado”, afirmou o diretor do Huoc, Raílton Bezerra, que consultou a Procuradoria Jurídica da UPE sobre que outras medidas podem ser tomadas em relação ao caso.

O argumento dado pela diretoria do hospital é de que há funcionários que são essenciais ao funcionamento da instituição e que, por isso, recebem duas gratificações. A assembleia do dia 29 de setembro vai discutir essa e outras questões da categoria, no pátio do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro.

 Jornal do Commercio – Publicado em 15.09.2010

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *