Reunião pode definir rumos de paralisação – Publicado em 30.11.2004

Mais uma assembléia marcada para a manhã de hoje pode definir os rumos da greve dos servidores estaduais da Saúde, em greve há 14 dias. A reunião, que deve acontecer na Assembléia Legislativa, foi convocada depois de um encontro, na tarde de ontem, entre a secretária de Gabinete Civil Lúcia Pontes e os deputados estaduais Isaltino Nascimento e Sérgio Leite, ambos do PT, integrantes da comissão formada na semana passada para intermediar as negociações.

  Segundo Isaltino, o Estado manteve a posição tomada desde a semana passada de só retomar as negociações se os servidores cumprirem a ordem da Justiça emitida há dez dias de voltarem ao trabalho. Para sinalizar a disposição de conversar, no entanto, a administração estadual se dispôs a adiar, por mais uma semana, a votação que trata do reajuste recentemente negociado com os médicos marcada para hoje na Assembléia. Esta é a única forma de garantir a apreciação, ainda este ano, de um eventual acordo com os servidores.

  Para marcar mais um dia da greve os servidores promoveram ontem um café da manhã nas principais unidades. Com o cardápio de pão e água, os grevistas protestavam contra os baixos salários.

  Para forçar a volta ao trabalho dos grevistas, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) enviou ontem uma petição para ser anexada à ação proposta pelo órgão contestando o movimento. No documento, a PGE alega que o sindicato da categoria já foi notificado da decisão – fato contestado pelos grevistas – e pede a execução de R$ 90 mil, valor equivalente a três dias da multa arbitrada pelo juiz que ordenou a suspensão da greve.

  No despacho sobre a solicitação, o magistrado Luiz Fernando Lapenda Figueiroa estabelece o prazo de 10 dias para que o autor da ação fale sobre a notificação entregue pelo oficial de Justiça. Um ofício semelhante foi enviado ao Ministério Público de Pernambuco pedindo providências. Segundo a assessoria de Imprensa do órgão, a solicitação foi enviada à Central de Inquéritos para avaliação. De passagem pelo Recife para acompanhar a inauguração deum hospital, o ministro da Saúde Humberto Costa conversou ontem com representantes dos servidores em greve. Na ocasião, ele se colocou à disposição do Governo do Estado para negociar a questão.

Fonte: Diário de Pernambuco – 30.11.2004

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *