Retroatividade na implantação da DE tem nova tratativa
No dia 20 passado, aconteceu mais uma reunião da Adupe com a gestão da UPE no sentido de se viabilizar a retroatividade na implantação dos pedidos de migração para o Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva.
Realizado no formato virtual, o encontro contou com a participação da Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Vera Gregório, da Coordenadora de Recursos Humanos, Acaziele Diniz e da professora Cleide Ferraz, que integra o Conselho de Representantes da Adupe.
Para a Adupe, é fato que a demora de mais de três anos na implantação dos pedidos de migração para o Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva trouxe grandes prejuízos aos docentes, notadamente para aqueles que se encontravam próximos de completar 70 anos de idade.
No caso desses docentes, o atraso na implantação da DE levou-os a optar pela suspensão dos requerimentos. Para esses docentes, não haveria mais vantagem na migração, uma vez que a aposentadoria compulsória ocorre aos 75 anos, não havendo o tempo necessário para o cumprimento da cláusula de permanência mínima de cinco anos no regime no ato da aposentação.
A Adupe vem reivindicando a implantação retroativa dos pedidos de DE, sugerindo como parâmetro o mês da regulamentação do novo regime (junho de 2018).
Ao final do encontro ficou acertado que a Prodep enviará a solicitação da Adupe para a Secretaria de Administração (SAD). O próximo passo será o agendamento de uma reunião com a secretária Marília Lins para tratar da questão.