Reeditado livro que conta a construção da política nacional de sangue e hemoderivados no país
Relançamento da publicação foi proposto pela Adupe, como forma de homenagear o mentor do Hemope e do Programa Nacional e Sangue e Hemoderivados, Luiz Gonzaga dos Santos.
Dirigentes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE) e da Reitoria da UPE visitaram, na tarde da terça-feira (20/09), em sua residência, no Recife, o professor Luiz Gonzaga dos Santos.
O objetivo do encontro foi apresentar ao idealizador do programa nacional de sangue e homoderivados a segunda edição do livro de sua autoria “Hemope e Pró-sangue: duas decisões, um caminho”, cuja primeira edição completa 20 anos de lançada. A publicação tem o selo da Editora Universitária da Universidade de Pernambuco (EDUPE).
“Esta é uma pequena homenagem ao senhor, por seu compromisso e dedicação à docência e à saúde pública”, disse a professora Tânia Lago Falcão, 1º Secretária da Adupe, representando a Diretoria da entidade. Também presentes na visita, a professora Eveline Glória Borges Samary (1º Tesoureira), o professor Edvaldo Melo Pinto (Diretor Social) e a Reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, enalteceram o papel do professor Luiz Gonzaga dos Santos na construção da política de sangue no país como política pública de governo.
Aos 92 anos de idade e com o mesmo entusiasmo com o qual idealizou a política de sangue no Brasil, Luiz Gonzaga agradeceu pela lembrança e ressaltou o papel desempenhado por Pernambuco na área da hematologia e hemoterapia, mais recentemente com a implantação, em nosso Estado, da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás, “um parque fabril fabuloso, que depende somente da vontade política dos governantes para entrar em atividade e assim reduzirmos a dependência externa no setor de derivados do sangue e biofármacos”.
ESFORÇOS – A reedição do livro Hemope e Pró-sangue: duas decisões, um caminho somente foi possível graças ao empenho de algumas pessoas, entre elas a professora Eveline Glória Borges Samary, que estabeleceu os contatos que viabilizaram a concretização do projeto, e o professor Aderson Araújo, outro importante nome na hematologia e hemoterapia de Pernambuco e também membro eleito do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH&TC), representante do Nordeste.
Há de se destacar, também, o empenho da Reitoria da UPE e da EDUPE para que a publicação pudesse ser concluída em tempo suficiente que possibilitasse o seu lançamento no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, que acontecerá no próximo mês, em São Paulo (SP).
Sobre o autor – Luiz Gonzaga dos Santos nasceu em 1930, no Recife e formou-se em Medicina em 1960. Em 1962 especializou-se em Hematologia e Hemoterapia pelo Centro Nacional de Transfusion Sanguine – CNTS, de Paris, França. Na década de 1970, coordenou a implantação do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – Hemope e na década de 1980 o Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados – Pró-Sangue.
Lançamento: O livro Hemope e Pró-sangue: duas decisões, um caminho será lançado oficialmente durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, que acontecerá de 26 a 29 de outubro, em São Paulo (SP) e, também, por ocasião da Semana Universitária da UPE, que acontecerá de 9 a 11 de novembro.
Quem quiser saber mais sobre o livro e a forma de aquisição poderá entrar em contato com a Edupe, através do fone (81) 3181-3718 ou pelo e-mail: [email protected].