Realizada primeira reunião da Mesa Geral de Negociação
Aconteceu, na manhã da última sexta-feira (04/02), a primeira reunião da Mesa Geral de Negociação Permanente deste ano. Repetindo a estratégia adotada nos anos anteriores, os representantes do governo limitaram-se a apresentar os números da receita e da despesa do Executivo.
Por sua vez, dirigentes dos diversos sindicatos de servidores (entre eles a Adupe) criticaram o modelo de negociação imposto pelo Executivo e cobraram a discussão real das demandas do funcionalismo público. “Não podemos aceitar que o governo empurre a negociação até a data base (01 de junho). Exigimos um calendário de negociação com cada categoria”. Protestou o coordenador do Fórum dos Servidores Estaduais, Paulo Rocha.
Os sindicalistas denunciaram ainda os problemas do plano de saúde dos servidores (SASSEPE) e criticaram o processo de abertura das contas-salários no novo banco (Bradesco).
Ao final do encontro, o secretário Ricardo Dantas garantiu que até o dia 11 deste mês será definido um calendário de reuniões com cada categoria para discussão das pautas específicas.
A Adupe foi representada na reunião pelo professor Sérgio Galdino, diretor de Assuntos Intersindicais da entidade.
SOBRE A MESA – Instituída em 2007 através de decreto, a mesa geral de negociação permanente é o fórum de discussão das demandas dos servidores junto ao governo do estado. Integram a mesma representantes de todos os sindicatos da esfera pública estadual, da Central Única dos Trabalhadores e do governo do estado.