Realizada a segunda reunião da Mesa Geral de Negociação

A segunda reunião da mesa geral de negociação aconteceu na sexta-feira (06/03), no auditório da Perpart, no Cordeiro, com participação de secretários de governo e representantes dos sindicatos das diversas categorias de servidores públicos estaduais. A Adupe foi representada pelo presidente da entidade, Sérgio Galdino.

Como já era esperado, os representantes do governo apresentaram o cenário econômico de crise. Ainda sem nenhuma proposta para as demandas das categorias, o secretário Milton Coelho (administração) afirmou, no entanto, que o governo "vai honrar os compromissos assumidos no ano passado".

Os representantes sindicais também expuseram suas considerações sobre o momento econômico. "Nós também temos a nossa avaliação da crise. Sabemos que há margem para negociação. Além disso, não podermos arcar, sozinhos, com o ônus de uma crise que não foi criada por nós". Disse Paulo Rocha, Coordenador do Fórum dos Servidores Públicos Estaduais.

Em sua fala, o presidente da Adupe, Sérgio Galdino, apontou como necessário e urgente, a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos Professores da UPE e destacou os problemas enfrentados pela universidade em decorrência do número insuficiente de professores e servidores. "A universidade se expandiu mas essa expansão não veio acompanhada da estrutura necessária. As consequências disso começam a se agravar". Disse. O dirigente mencionou a paralisação dos estudantes do Campus Petrolina, ocorrida na quinta-feira, dia 05, motivada pela falta de professores na unidade.

Sobre a questão, o secretário Milton Coelho anunciou que está em vias de publicação edital de concurso para contratação de docentes para a UPE.

Durante a reunião, os dirigentes sindicais refutaram o calendário de negociação das mesas específicas apresentado pelo governo. De acordo com a proposta apresentada, as reuniões se estenderiam até o final mês de julho, após a data base, que é 1º de junho. Uma nova proposta deverá ser apresentada pelo Fórum dos Servidores, de modo que as reuniões de negociações entre o governo e cada um dos sindicatos ocorram antes da data base.

PAUTA – O acordo salarial dos Docentes da UPE que vigorou com a Lei Complementar 195/2011 findou em junho do ano passado. 2015 é, portanto, ano de negociação. A ADUPE fará reuniões com os docentes nas faculdades da Região Metrolitana e nas do interior visando discutir os pontos que devem constituir a pauta de reivindicações e a forma como será onduzida a Campanha Salarial. Um calendário de discussões deverá ser definido nos próximos dias. Participe!
 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *