Projeto que cria 280 vagas para professores na UPE aprovado nas comissões da Alepe

O projeto de Lei Complementar nº 1796/2014, criando 280 vagas de professor universitário no quadro permanente da Universidade de Pernambuco (UPE) deverá ser encaminhado para votação do Plenário da Assembleia Legislativa em poucos dias.

De autoria do Poder Executivo, a matéria recebeu parecer favorável das quatro principais comissões da casa: Comissão de Constituição, Legislação e Justiça; Comissão de Administração Pública; Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação; e Comissão de Educação e Cultura.

As vagas vão ser preenchidas por meio de concurso público de provas e títulos.

A ampliação do quadro de docentes e de servidores técnico-administrativos é uma das bandeiras de luta da Adupe, como forma de suprir a demanda atualmente existente nas Unidades de Ensino da UPE, notadamente naquelas localizadas no interior do Estado em face da expansão das referidas Unidades.

"As 280 novas vagas não atendem de vez a nossa demanda, já que os estudos internos apontaram a necessidade de 410 novos professores. Mas a medida é importante e certamente representa um salto para a UPE", ressalta o presidente da Adupe, Itamar Lages.

O Dirigente destaca ainda que a luta da Adupe é no sentido de que a própria UPE tenha autonomia para realizar concurso público sempre as vagas de docentes estiverem desocupadas em função de pedidos de exoneração, de aposentadoria ou de falecimento.

Da forma como é hoje, a universidade precisa da autorização do governo para ocupar as vagas em aberto.

De acordo com Itamar, quanto o concurso é autorizado as vagas definidas no edital já não representam mais a realidade, vez há um longo percurso a ser seguido. Ele cita como exemplo o último concurso, cuja demanda, no início do processo, era de 33 vagas. Em plena realização do certame já existem outras 17 vagas em aberto.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *