Professores das UPE aderem à greve geral do dia 28 de abril

 
Decisão foi aprovada na assembleia realizada ontem (19)
 
Em assembleia realizada na manhã de ontem (19/04), no auditório da ADUPE, os professores da Universidade de Pernambuco aprovaram a participação da categoria na greve geral que acontecerá em todo o Brasil no dia 28 deste mês.
 
A greve nacional foi convocada pelas principais centrais sindicais do país e, entre outros pontos, em protesto contra as Reformas da previdência e Trabalhista, bem como a Lei da Terceirização.
 
MOBILIZAÇÃO
 
Durante o encontro foi definido um calendário de atividades com o objetivo de mobilizar os professores para a participação na luta contra as reformas. Uma comissão de mobilização formada poor professores, servidores e estudantes  foi constituída com essa finalidade.
 
Além dos professores, os servidores da UPE também decidiram em assembleia a adesão às greve nacional do dia 28. O Diretório Central dos Estudantes (DCE-UPE) também engrossa o movimento.
 
As três entidades também publicaram nota conjunta através da qual convocam a comunidade universitária da UPE a aderirem à greve Geral e exlicam os motivos do movimento (clique aqui e leia) 
 
CAMPANHA SALARIAL
 
Além da adesão da categoria ao movimento nacional, os docentes da UPE aprovaram também a pauta de reivindicações salariais a ser negociada com o Governo do Estado.
 
O principal item diz respeito à reposição das perdas salariais. Para o levantamento das perdas, a ADUPE contou com o apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que elaborou dois estudos com base nos indices inflacionários medidos pelo IPCA/IBGE.
 
Os detalhes foram apresentados durante a assembleia, sendo aprovado como subsídio para as negociações o estudo que aponta as perdas salariais de 2011 até 2017. Neste período, a inflação acumulada é de 56,14%, enquanto os salários dos docentes foram acrescidos em apenas 25,06%. As perdas acumulada são, portanto, de 24,86%. Destaque-se que durante o governo Paulo Câmara os professores da UPE não obtiveram nenhum reajuste salarial.
 
Também foi aprovada pela assembleia a proposta de criação de uma comissão integrada por representantes da Reitoria e da Adupe com o objetivo de discutir a a redefinição dos critérios de ascensão do cargo de Professor Adjunto ao cargo de Professor Associado. 
 
Ao final do encontro, os docentes aprovaram a indicação da professora Jane Freitas para integrar a diretoria executiva da ADUPE, como diretora de Formação Sindical e Assuntos Intersindicais, em substituição ao professor Leonardo Carnut, que havia solicitado afastamento.
Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *