Professores da UPE terão reajustes de 6% no salário base e 14% na gratificação de DE
Os professores da Universidade de Pernambuco receberão seus salários deste mês reajustados em 6%, com repercussão na gratificação de titulação. Além desse percentual, os docentes em regime de Dedicação Exclusiva (DE) terão a gratificação desse regime reajustada em 14%.
Os reajustes do salário base e da gratificação de DE estão previstos no acordo firmado pela Adupe com o Governo do Estado na campanha salarial de 2011 (Lei complementar 195/2111).
O acordo prevê, ainda, em 2014, reajuste de 6% no salário base e reajuste de 13,5% na gratificação de Dedicação Exclusiva.
Relembre aqui os principais pontos do acordo de 2011-2014
Pauta extra
Apesar de ter firmado acordo salarial com o governo do estado que tem validade até o próximo ano, a Adupe apresentou, em abril passado, uma pauta de reivindicações contendo pontos não incluídos no acordo de 2011.
A pauta dos professores da UPE foi discutida e aprovada na assembleia da categoria realizada no dia 27 de março. Os principais itens são a ampliação e democratização no acesso ao regime de dedicação exclusiva, a correção das distorções na grade de salários, fixação da gratificação de dedicação exclusiva em valores percentuais e a criação de vagas de professores e servidores no sentido de atender à demanda gerada pela abertura de novos cursos. (veja aqui a íntegra da pauta).
O documento entregue ao governo contempla também a autonomia para que a própria universidade promova, mediante concurso público, a ocupação dos cargos vagos em decorrência de aposentadoria, exoneração ou morte.
Até o momento ocorreu apenas uma rodada de negociação. A Adupe vem insistindo para que o governo reabra o diálogo, tendo em vista o baixo custo financeiro e o valor estratégico das propostas apresentadas.
"Mais do que uma preocupação com as questões de ordem corporativa, nossa pauta aponta para a consolidação de uma universidade pública de qualidade, focada no desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, Resume Itamar Lages, presidente da Adupe.