Professores da UPE engrossam movimento contra as reformas
Categoria decidiu entrar em greve na manhã desta sexta-feira
Reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira, os professores da Universidade de Pernambuco aprovaram greve geral da categoria, com início na data de hoje.
Entre os motivos para a tomada da decisão estão as condições salariais dos docentes, que há dois anos estão sem reajuste nos vencimentos, além da Proposta de Emenda à Constituição 241, que congela os gastos públicos nos próximos vinte anos e a Medida Provisória 746, que reforma Ensino Médio.
Com a decisão, os docentes engrossam o movimento dos estudantes, em greve desde a terça-feira passada em protesto contra as reformas do governo Temer.
Veja abaixo os pontos da pauta da assembleia e os encaminhamentos aprovados
1- Campanha salarial: reposição das perdas, ganhos gerais, condições de trabalho.
Decisão da assembleia: Reivindicar reposição de perdas salariais acumuladas de 20,18 + 3,5 ganho real – Totalizando 24,38% de reajuste.
2 – Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho.
Decisão da assembleia: Exigir do governo o cumprimento do acordo firmado em reunião em março com relação à criação do grupo de trabalho para discutir a implementação da Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho.
Encaminhamentos: Adupe deverá enviar ofício ao Governo do Estado informando as decisões da assembleia e solicitar abertura imediata da mesa de negociação específica com os docentes da UPE.
3 – Adesão da categoria ao “Dia Nacional de Greve e Paralisação”, convocado pelas Centrais Sindicais para o dia 11 de novembro de 2016.
Decisão da assembleia: Aprovada a adesão à luta nacional contra a PEC 241 e a reforma da previdência.
Encaminhamento: realizar assembleia geral no dia 11 para avaliação do movimento nacional.
4 – Reformas propostas pelo governo Temer: Proposta de Emenda à Constituição 241, que congela os gastos públicos nos próximos vinte anos e irá afetar diretamente a Educação e as áreas prioritárias da Saúde, Previdência e Assistência Social e Medida Provisória 746, que reforma Ensino Médio.
Decisão da assembleia: Aprovada a posição contrária da categoria à PEC 241 e à MP 746.
Encaminhamento: Greve geral da categoria até o dia 11 de novembro, com avaliação em assembleia no dia 11 de novembro.
Veja em nossa FANPAGE NO FACEBOOK as imagens da assembleia
VISITA ÀS UNIDADES
Com o objetivo de fortalecer o movimento, a Direçao da ADUPE vai inciar, a partir de segunda feira (31), uma série de reunões nos campi do interior. A primeira reunião será com os docentes do Campus Petrolina.
Veja as datas já agendas:
CAMPUS PETROLINA – Segunda, dia 31/10 – 17h
CAMPUS GARANHUNS – Terça-feira, dia 01/11 – 14:30