Primeira reunião da Mesa Geral de Negociação Permanente de 2024 sem novidades
Representações sindicais conseguiram, no entanto, extrair do Governo o cronograma das reuniões das mesas específicas, nas quais cada categoria discute suas demandas. Reunião da Adupe com a SAD será no dia 27 de março.
O calendário de tratativas entre as representações sindicais das diversas categorias do funcionalismo público estadual e o Governo do Estado foi reaberto na manhã desta terça-feira (27/02/2024). A primeira reunião da Mesa Geral de Negociação Permanente ocorreu na sede da Perpart, no bairro do Cordeiro, no Recife.
Como de praxe, os representantes do Governo apresentaram o panorama da situação financeira do Estado de Pernambuco, estratégia utilizada como parâmetro nas negociações salariais. Além da secretária Ana Maraiza de Souza (Administração), a reunião contou com a presença de representantes das secretarias da Fazenda, Planejamento, Casa Civil, Controladoria Geral do Estado e Procuradoria Geral do Estado.
Dezesseis sindicatos (entre eles a Adupe), além da coordenação do Fórum dos Servidores Estaduais participaram da reunião da Mesa de Negociação. Os representantes sindicais ressaltaram a necessidade da retomada das negociações relativas à pauta unificada e às pautas específicas da cada categoria. O foco é o reajuste salarial e o reajuste do vale-refeição.
“Conseguimos do governo um cronograma das reuniões para negociação da pauta de cada categoria e, também a realização de uma reunião extraordinária da Mesa Geral, que será no dia 24 de abril, para tratar da pauta de reivindicações unificada de 2024”, informou Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Vice-Presidente da Adupe.
De acordo com o cronograma, a reunião da Adupe com a Secretaria de Administração ocorrerá no dia 27 de março. Entre os itens da pauta a serem tratados no encontro estão a criação da função de Professor Titular de carreira no cargo de Professor Universitário da UPE, a alteração nos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado e a correção da distorção na base de vencimentos dos docentes no cargo de Professor Titular.
Ainda na reunião de ontem, ficou acordada a realização de duas reuniões do movimento sindical com a Secretaria de Administração, uma para tratar do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe) e a outra para busca de uma solução para os servidores atingidos pelo julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1.476/2018.
Acompanhe o calendário do movimento
Março (Datas a definir): Reunião do Fórum dos Servidores (FSE) com a Secretaria de Administração para discussão sobre o Sassepe e dos efeitos da ADI 1476/2018;
04/03: Reunião do Fórum dos Servidores Estaduais para atualização da pauta unificada;
05 a 10/03: Realização de assembleias gerais de cada categoria para discussão e deliberação sobre os itens da pauta unificada;
12/03: Reunião do Fórum dos Servidores Estaduais para aprovação final da pauta unificada de reivindicações e posterior envio ao Governo do Estado;
27/03: Reunião da Mesa Específica da Adupe/SAD;
24/04: Reunião Extraordinária da Mesa Geral de Negociação Permanecente (primeira discussão sobre a pauta unificada 2024).