População branca na educação superior é de 72,9%, diz Inep – Publicada em 16.03.2005

Da Redação
Em São Paulo

A representação percentual de brancos na universidade supera em quase 21 pontos percentuais a dos brancos na população brasileira. Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgados nesta terça-feira (15/03) mostram que a população branca na educação superior é de 72,9%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2003 os brancos representavam 52% dos brasileiros.

O trabalho do Inep analisa a série histórica 2000-2003, utilizando informações do Questionário Socioeconômico do antigo Exame Nacional de Cursos, o provão, e dados do IBGE. “O resultado do estudo demonstra a necessidade das políticas de cotas”, disse o presidente do Inep, Eliezer Pacheco.

O estudo indica também que a representação de brancos no campus vem diminuindo ao longo dos últimos anos (- 7,0%), enquanto cresce a de pretos e pardos (+ 1,4% e + 7%, respectivamente). A representação de amarelos e indígenas se manteve relativamente estável, com pequena redução em ambos os grupos.

Perspectiva
“Considerando-se o crescimento médio anual da população de negros e pardos no campus (aproximadamente 0,4% e 1,2% respectivamente) e mantidos os níveis atuais de crescimento da representação percentual da população no campus, a paridade só poderá ser alcançada daqui a 20 anos”, disse Pacheco.

Especificamente nas instituições federais de educação superior, a representação percentual de brancos supera em 10% a dos brancos na população brasileira, embora haja em média, nos campi uma representação 10,9% superior ao campus brasileiro como um todo.

Segundo o Inep, o mesmo quadro se repete entre os negros e pardos, com as federais tendo uma representação percentual superior à das demais universidades. Ainda assim ela é significativamente menor do que a representação do grupo na população brasileira.

Em todas as regiões do país, a proporção de brancos no campus é superior à sua representação na população, revela o estudo. A diferença no tocante à população branca é de 14,3% no Norte, 25,9% no Nordeste, 16,1% no Sudeste, 8,4% no Sul, e 19,2% no Centro-Oeste, sempre em favor do campus universitário.

“O sul e o sudeste estão longe de terem atingido a paridade na representação. Quanto mais economicamente desenvolvida é a região, menor é a participação percentual de negros no ensino superior, comparada às outras regiões brasileiras”, disse Pacheco.

Fonte: Folha de S. Paulo

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *