Pleitos da Adupe em vias de aprovação pelo Governo
Uma das reivindicações da pauta aprovada assembleia realizada no dia 27 de março e entregue ao Governo no início de abril, foi atendida nesta quinta (28/11). Através de ofício da SAD, o Governo do Estado, autorizou a realização de concurso público para a docência na UPE. Por essa medida, trinta e três vagas do atual efetivo do corpo docente (1003) serão preenchidas. Como essa autorização, a UPE tem a oportunidade de realizar o quinto edital para concurso de docentes de 2012 até este momento.
Também estão em vias de serem atendidas a reivindicação de ampliação do efetivo docente (de 1003 para 1413) e a correção da distorção entre o salário base do Professor Associado e o salário base do Professor Adjunto, de forma que a diferença entre o salário base do primeiro e do segundo siga a regra adotada para as demais matrizes.
Esse foi o compromisso assumido pelo Governo do Estado na pessoa do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja na manhã desta quarta-feira (27/11) quando esteve presente ao encontro articulado por dirigentes da Adupe. Segundo o titular da SECTEC, dois projetos de lei já estão prontos para serem encaminhados à Assembleia Legislativa, o primeiro corrigindo o vencimento base da matriz de Professor Associado e criando a gratificação de coordenação de curso e o segundo ampliando o quadro de docentes, com a criação de 410 novas vagas. "Faltam apenas os acertos finais. A mensagem deverá ser enviada pelo governador até o final deste ano", garantiu.
Participaram dessa reunião o presidente e o vice-presidente da Adupe, Itamar Lages e Sérgio Galdino, respectivamente, o reitor da UPE, Carlos Calado, o vice-reitor Rivaldo Albuquerque, a pró-reitora da PROPEGE, Viviane Colares, além de professores associados que integram a base do sindicato.
Na ocasião o presidente da Adupe entregou em mãos ao secretário Marcelino Granja uma cópia do ofício, assinado em conjunto com a Reitoria, que pede a retirada da UPE dos efeitos do decreto n. 39842/13 pelo fato de atentar contra a autonomia da UPE em várias áreas, como a coordenação dos cursos e demais atividades de stricto sensu. Recebeu ainda o documento endereçado ao Governador do Estado, assinado pela direção da Adupe e pelos professores associados, sobre a distorção entre o salário base do Professor Associado e o salário base do Professor Adjunto.
A maioria dos docentes presentes contribuiu com esclarecimentos sobre a importância da aprovação dos pleitos para a condição da UPE enquanto Universidade.
"Vamos acompanhar o desdobramento das medidas anunciadas, na Mesa Geral de Negociação, nas visitas à SAD e a SECTEC; continuaremos investindo na preparação do terreno na ALEPE para que os referidos projetos possam ser apreciados e aprovados no início dos trabalhos de 2014. Tudo isso a luta da Adupe por esse e pelos demais visa a plena autonomia da UPE e a melhoria das condições e da carreira do trabalho docente” afirmou o presidente da Adupe, Itamar Lages.