Pela nomeação dos professores aprovados no concurso público
A Direção da ADUPE recebeu, na quarta-feira passada (01/08/2018), uma comissão formada por candidatos aprovados no concurso público realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE) em outubro do ano passado. Encontravam-se presentes os diretores Luiz Oscar Cardoso Ferreira (Diretor Presidente), Janne Freitas (Diretora 1ª Tesoureira), Joselma Cordeiro (Diretora de Formação Sindical), além da professora Elizabeth Amorim.
Durante a visita foi solicitado o apoio do Sindicato à luta pela convocação dos aprovados, conforme previsto no edital do concurso. O concurso foi realizado com o objetivo de prover 108 vagas de professores das categorias de Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto, de acordo com a Portaria Conjunta SAD/UPE nº 097, de 26 de outubro de 2017. O resultado final do certame foi homologado em maio deste ano (Portaria Conjunta SAD/UPE nº 71, de 15 de maio de 2018 e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16/08/2018).
No entanto, das 108 vagas foram nomeados apenas 15 aprovados. Os demais aguardam, sob a alegação de que o Estado se encontra acima do limite prudencial de gastos com pessoal, portanto impedido de ampliar o quadro de servidores.
Mesmo com o concurso público em aberto e com a existência de docentes à espera da nomeação, o déficit de professores na UPE vem sendo suprido através dos contratos temporários, o que é inaceitável.
A ADUPE endossa a luta pela convocação imediata dos professores concursados e convoca a comunidade acadêmica a assinar a petição eletrônica com esta finalidade. Acesse este link e participe: https://chn.ge/2n48lEJ