O HUOC no conpost_content do Complexo Hospitalar da UPE
Bento Bezerra *
O Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco , criado através da Resolução Nº 018/2012 do Conselho Universitário – CONSUN de 05 de outubro de 2012, representa um modelo de gestão integrada dos nossos hospitais –Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado Amaury de Medeiros (CISAM). A iniciativa decorreu da necessidade de normatizar esses nosocômios, estratégicos para a qualificação do ensino, pesquisa e extensão dos cursos da área de saúde e parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tivemos a honra de responder interinamente pela Superintendência desse Complexo Hospitalar nos últimos trinta dias por conta do afastamento temporário do nosso titular, Prof. Ricardo Lima, experimentando a satisfação de participar da construção desse projeto que busca a eficiência e a qualidade, preservando a autonomia da Universidade. Fizemos correção de rota na atuação da superintendência, buscando a articulação, integração e monitoramento desse formidável parque hospitalar com uma capacidade instalada total de 750 leitos, cem por cento SUS, de acordo com a resolução que o criou. Agora, somos convocados para assumir a direção de uma das unidades do complexo, o HUOC, em um momento de crise, mas de muita esperança. É o retorno à casa, onde tivemos a nossa iniciação na cardiologia, especialidade que abraçamos sob a orientação diligente do meu saudoso mestre Prof. Ovídio Montenegro. Ali, ultimamente, nos incorporamos à causa da construção de uma unidade de pesquisa clínica ligada ao Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, integrando uma rede nacional de 32 hospitais de ensino no País que poderá representar um salto de qualidade para o nosso hospital.
Dirigir o HUOC nesse momento de turbulência foi uma decisão pessoalmente difícil, mas desafiadora, atendendo à convocação do Magnífico Reitor, Carlos Calado e chancelado pelo nosso Superintendente, Prof. Ricardo Lima. O objetivo é restabelecer a funcionalidade do HUOC e executar o cronograma de obras de recuperação de sua estrutura física em curso, sincronizado com o projeto de implantação da Superintendência. É uma interinidade de sete meses durante a qual procuraremos realizar o melhor para o HUOC com ajuda de Deus e de toda a comunidade, mantendo o foco na missão institucional do HUOC de formar recursos humanos para na área da saúde, produzir conhecimentos e prestar assistência de qualidade.
*Bento Bezerra é Diretor Geral do HUOC, Médico cardiologista e administrador hospitalar. Possui Graduação em medicina e ciências sociais pela UFPE, residência em cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, Pós-graduado em administração hospitalar pela FCP/UPE e mestre em Ciências da Saúde pela UPE.