Novo pólo de educação – Publicada em 09.06.06

Cada vez mais Garanhuns vai avançando no campo da educação superior em Pernambuco. Atualmente, cerca de oito mil alunos estão matriculados em um dos 16 cursos de nível superior instalados na cidade, que ainda conta 14 pós-graduações. Com isso, o pólo de educação superior no Agreste Meridional já desponta com um dos maiores no estado, juntamente com Recife, Caruaru e Petrolina.

Os estudantes, que vêm de 40 cidades do entorno de Garanhuns – inclusive dos estados de Alagoas e Bahia -, estão inseridos na Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns (FFPG/UPE), na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) – ligada à Prefeitura – e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os milhares de jovens que vêm de cidades vizinhas também estão alimentando a economia de Garanhuns, principalmente no sistema de transportes, rede hoteleira e aluguel de imóveis.

A unidade educacional mais tradicional no município é a FFP/UPE, que foi fundada há 40 anos. A Faculdade de Formação de Professores de Garanhunspossui sete cursos de graduação (letras, história, geografia, ciências biológicas, matemática, pedagogia e psicologia) e 11 especializações (língua inglesa, história, língua portuguesa, biologia, parasitologia clínica, geografia, matemática, psicopedagogia, gestão de recursos humanos, supervisão escolar e gestão pedagógica, educação especial).

Já a UFRPE oferece graduações em agronomia, zootecnia, veterinária e normal superior com o objetivo de atender as necessidades da zona rural da cidade, onde moral 14,3 mil habitantes. Na Aesga funcionam os cursos de administração – com ênfase em empreendedorismo -, administração com ênfase em marketing, administração de empreendimentos turísticos, direito e administração hospitalar.

Além dos cursos em andamento, serão disponibilizadas mais três opções em 2007 – seqüencial de complementação de estudo em gestão de negócios, administração rural e agronegócios. Outras duas, enfermagem e fisioterapia, na UPE, já foram aprovadas, mas ainda falta a liberação de R$ 2 milhões para montar a infra-estrutura da unidade.

Fonte: Diário de Pernambuco publicada em 09.06.2006

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *