NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE JAIR BOLSONARO
Em solidariedade aos familiares das vítimas da ditadura militar.
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe), por meio de sua Diretoria torna público o seu repúdio às declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, feitas ontem (29/07/2019). De forma sarcástica, frívola e desumana, o presidente ironizou sobre as circunstâncias do desaparecimento do estudante Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, ocorrido em 1974, após ser preso por agentes do regime militar.
“Se o presidente da OAB quiser saber como o pai dele desapareceu na ditadura eu conto”, disse Bolsonaro, em alusão ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, filho de Fernando Santa Cruz. “Ele não vai querer saber a verdade”. Ainda ontem, à tarde, Bolsonaro
criou uma nova versão para o fato, imputando à “esquerda” a culpa pelo desaparecimento de Fernando Santa Cruz.
Ao desdenhar e fazer piada sobre os dramas dos familiares dos desaparecidos da ditadura, Bolsonaro mostra sua natureza cruel e desumana, típica da ideologia fascista, em contraposição ao comportamento que se espera de alguém que se anuncia como cristão.
Tem sido assim também quando ele se refere às populações indígenas, aos nordestinos e às minorias, contra os quais incita a prática da intolerância e da violência, atitudes incompatíveis com as de um presidente da república.
Ao repudiar as declarações do presidente, a Adupe se junta às dezenas de entidades que defendem a democracia, a memória, a verdade e a justiça e que não aceitam o desrespeito à Constituição, prática que tem sido corriqueira por parte do mandatário da Nação.
Por fim, a Adupe se solidariza com os familiares de Fernando Santa Cruz e de todos os mortos e desaparecidos na ditadura e agradece às manifestações de solidariedade recebidas pelo advogado da Adupe, Marcelo Santa Cruz, irmão de Fernando Santa Cruz.
Entrevista coletiva
O Cendhec – Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social, convida para uma coletiva, às 15h de hoje (30/07/2019), sobre os pronunciamentos do Presidente da República acerca de Fernando Santa Cruz. Na oportunidade, as entidades de direitos humanos do Estado de Pernambuco, fóruns e movimentos sociais, ao lado de Marcelo Santa Cruz, falarão para a imprensa.