Nesta terça (14), tem ato público pelo reajuste salarial e por melhores condições de trabalho
Movimento unificado vai reunir entidades sindicais das diversas categorias do funcionalismo público estadual, às 9h, em frente ao Palácio do Governo. A Adupe convoca os professores e as professoras da UPE a participarem.
Os servidores estaduais realizam, nesta terça-feira (14/12), às 9h, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife, ato público unificado para cobrar do governo Paulo Câmara o fim do congelamento salarial que já dura sete anos.
O “Dia de Luta por Reajuste Salarial e Melhores Condições de Trabalho” foi convocado pelo Fórum dos Servidores Estaduais, que reúne entidades sindicais de diversas categorias do funcionalismo público estadual, entre elas a Adupe.
A Adupe convoca todos os professores e professoras da UPE a estarem presentes no ato. A participação dos docentes da UPE no movimento foi uma das orientações aprovadas na assembleia virtual da categoria, realizada no dia dois deste mês.
Na última reunião da Mesa Geral de Negociação a secretária Marília Lins (Administração) informou que o Governo do Estado deverá encaminhar à Assembleia Legislativa, em março do próximo ano, um projeto de lei prevendo o reajuste salarial dos servidores. Os detalhes da proposta do governo deverão ser apresentados na próxima reunião da Mesa Geral, agendada para o dia 20 deste mês.
No entanto, causou indignação o anúncio, feito pela secretária, que o governo interromperia as negociações específicas de cada categoria, “em prol do reajuste salarial do conjunto dos servidores do Estado”.
No caso dos docentes da UPE, a pauta que vem sendo negociada na Mesa Específica de Negociação contempla, entre outros pontos, a reposição das perdas salariais dos últimos sete anos (que já ultrapassam 45%), a redefinição dos critérios de promoção para Professor Associado, a criação da função de Professor de Titular de Carreira, a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a correção da distorção salarial do cargo de Professor Titular.
Portanto, nesta terça, nosso compromisso é com a luta por salário digno e por melhores condições de trabalho. Aqueles que não puderem participar do ato presencialmente, podem utilizar as redes sociais para denunciar o descaso com o qual o governo do Estado vem tratando os servidores, em particular os docentes da UPE.
São 7 anos sem reajuste, o que significa a perda de quase metade dos nossos salários. Além disso, convivemos com as deficiências estruturais nas nossas faculdades, que se já eram ruins foram agravadas ainda mais no período da pandemia.
#adupesindicatodocente