Música, bolo e cobranças na festa dos 128 anos do HUOC

Com frevo, samba, parabéns pra você, bolo de mentira e de verdade, emoção e reivindicação, estudantes, servidores, professores e pacientes do Hospital Universitário Oswaldo Cruz transformaram o aniversário de 128 anos da instituição em mais um clamor pelo seu pleno funcionamento. Criado para atender os excluídos, o Huoc, em Santo Amaro, mantém sua missão até hoje a duras penas, sem um financiamento estadual perene.

Os estudantes usaram a linguagem das redes sociais para mandar recado ao governo. "Tem arena (da Copa) entrando e hospital fechando", "Eu quero ( ) tchu, ( ) tcha, (x) investimento já", "#vesteacamisaeduardo", "Estudantes na rua, Eduardo a culpa é sua" e muitas outras mensagens tomaram cartazes feitos a mão, faixas produzidas em gráfica e adesivos para carros e camisas.

Por três horas e meia, eles, professores, servidores e pacientes do Huoc ocuparam a entrada do complexo hospitalar. Um panfleto, fazendo propaganda do governo, irritou os ativistas que imediatamente trataram de produzir uma versão associada à imagem do sucatamento do hospital.

A manifestação começou às 9h com uma paródia de Não deixe o samba morrer, sucesso na voz de Alcione nos anos 70. Bolas coloridas foram distribuídas com pacientes e acompanhantes. Às 11h, depois das aulas, estudantes foram saindo das salas de medicina e enfermagem, em grupo ou acompanhados por professores, a maioria vestindo jalecos. Teve percussão, bolo de papel numa maca do Samu, orquestra de frevo e uma passeata, depois das 12h, pelo câmpus da saúde, nas ruas tomadas por esgoto que rodeiam as enfermarias do Huoc.

A manifestação teve o apoio de conselheiros de saúde e políticos, como o vereador de Olinda e ativista de direitos humanos Marcelo Santa Cruz, e o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT). "Alguns Estados já vinculam à arrecadação receitas para as universidades", lembrou o deputado. Quarta-feira, estudantes, professores e servidores fazem assembleia conjunta para manter a mobilização viva na semana em que o governador Eduardo Campos retorna ao Estado (ele está na Europa).


Fonte: Jornal do Commercio – 24/11/2012
 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *