Municípios terão cursos superiores à distância (24/10/2004)

Seis municípios pernambucanos serão, a partir do próximo ano, os primeiros no Estado a oferecerem cursos superiores de graduação à distância. A iniciativa, resultado de um consórcio composto por sete instituições de ensino superior públicas do Nordeste, incluindo a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai oferecer licenciaturas de Biologia, Física, Matemática e Química a estudantes de Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina, Sirinhaém e Tabira. A previsão é de que o Vestibular seja realizado em julho do próximo ano e as aulas sejam iniciadas logo em seguida.

  Consórcios nos mesmos moldes serão criados em outras regiões do País. A assinatura do convênio está agendada para a próxima quarta-feira, no Ministério da Educação, em Brasília, que dará suporte ao projeto. O consórcio nordestino terá um total de 18 pólos em diferentes municípios e 1.440 vagas. A UPE ficará responsável pelo conteúdo das aulas de Biologia, enquanto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conduzirá os outros três cursos. As outras universidades atuarão apenas como receptoras.

  O curso superior de Educação à Distância é uma modalidade de ensino reconhecida pelo MEC. Neste caso, terá a mesma duração de uma licenciatura comum da universidade, concluída normalmente em quatro anos. A diferença é que apenas 30% da carga horária (provas, seminários e trabalhos) serão presenciais. No restante, os alunos vão até os laboratórios de informática, mas acompanham as aulas pelo computador, na internet, com o apoio de apostilas, CDs e tutores. Estes serão um para cada grupo de 20 estudantes. Todos passarão por um curso de especialização (pós-graduação latu sensu) de 360 horas de carga horária, aqui no Estado aplicado pela UFPE.

  Todos os cursos serão gratuitos, e seus freqüentadores ficarão como alunos regulares da UPE, recebendo o diploma de professor ao concluir os estudos. “É um meio de se tentar resolver o problema social do País. Vamos levar cursos superiores a essas regiões, além de resgatar a licenciatura, que tem uma grande deficiência no Brasil inteiro”, comentou Reginaldo Inojosa, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Extensão da UPE. De acordo com ele, experiências já realizadas de Ensino Superior à Distância em outras universidades do País servirão como base para o sistema a ser implantado na UPE.

Tarcício Ferraz – da equipe do Diário

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *