Mulher: transformando a história e construindo sonhos

Oito de março: Dia Internacional da Mulher! A diretoria da ADUPE se remete a duas, dentre as muitas referências históricas, para homenagear as mulheres que são professoras e que, cotidianamente, constroem a Universidade de Pernambuco.

A primeira data de 8 de março de 1857, quando 130 mulheres de uma fábrica na cidade de Nova Iorque organizaram uma luta política pela redução da exaustiva carga horária de trabalho, que era de 16 horas diárias. Essas mulheres foram mortas carbonizadas por homens a serviço do capitalismo norte-americano.

A segunda referência histórica vem do ano 415 quando Hypátia foi morta. Filósofa, matemática, ateia, astrônoma e cuidadora da biblioteca de Alexandria, ousou confrontar com inteligência, firmeza, delicadeza e beleza o poder masculino que organizava a economia escravagista, racista e de subalternidade feminina.

A diretoria da ADUPE se coloca em defesa dos direitos das mulheres porque é contra toda e qualquer forma de desigualdade social. Porque defende que a superação da desigualdade econômica não basta para a construção da humanidade. Porque a construção da humanidade exige igualdade social entre homens e mulheres de todas as etnias e regiões. Porque a igualdade social pode e deve ser construída nos espaços de trabalho.

O Dia Internacional da Mulher é data oportuna para analisarmos e mudarmos a nossa cultura das relações de gênero.

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Leia também: "Rosa Luxemburgo: um sorriso à vida"

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *