Movimentos sociais resistem à privatização do espaço urbano do Cais José Estelita

Por: Chico Ludermir e Igor Gomes

HA CERCA de 10 dias, o Movimento Resiste Estelita Ocupa uma área do Cais José Estelita. Apesar de Pouco noticiada na Mídia pernambucana, a ocupação temperatura reverberado na Sociedade e pautado DISCUSSÕES sobre o Futuro da Cidade do Recife. No dia 21 de Último, o Início da Demolição dos Galpões demarcariam o Início ilegal das Obras de Construção de hum Complexo de 12 torres de Ate 40 Andares, Cada, nenhum Projeto Chamado Novo Recife. Para impedir a Destruição, na madrugada dEste MESMO dia, um civil, a Sociedade iniciou o Seu plantão parágrafo salvaguardar uma área da Continuidade de UMA Ação irreversível.

O pleito Desse Grupo E retomar uma DISCUSSÃO fazer Opaco Vai Ser Feito naquele terreno de forma a Ampla e pública. São 13 hectares, Que Hoje encontram-se abandonados, Mas Que Tem potencial parágrafo Virar parque Público, praça, cinema, memorial da Cidade, Moradia UO populares QUALQUÉR USO Comum Opaco uma Sociedade informada ELEJA. Ocupantes OS, suprapartidariamente condenam a Privatização de UMA das PAISAGENS Mais bonitas do Recife e como Todas SUAS Consequências nocivas parágrafo A Cidade Inteira Como Trânsito, Poluição e Calor.

De Além destes Motivos, OS Ocupantes also Brigam parágrafo Que Sejam explicados OS Problemas Técnicos nenhum Projeto Novo Recife. Alguns Deles São um Falta de licenças Importantes (ANTT, ANAC, IPHAN, Por Exemplo); de Estudos hum plano urbanístico e do Impacto de vizinhança; dos Problemas Ambientais Que Serao gerados Caso OS EDIFICIOS Sejam erigidos.

Apesar de uma ocupação ter estourado HÁ ritmo Pouco, A Luta de Diversos Grupos contra pretensões como fazer Consórcio Novo Recife (dono do terreno e Responsável Pela Demolição) Localidade: Não É de Hoje. Remete AO questionável Leilão los de 2008, não quali o consórcio de Construtoras arrematou AQUELA área Histórica Pelo lance Mínimo de R $ 50 Milhões.

A Causa E Apoiada POR Personalidades Como Ney Matogrosso, Jards Macalé, Siba, Leandra Leal, Otto, Matheus Nachtergaele, Deputado Jean Wyllys e muitos OUTROS. Tambem recebe Apoio de Professores Universitários, EM especial do sistema operacional da UFPE, Que hum subscreveram abaixo Assinado Que da JA CONTA COM MAIS de 100 Assinaturas. Durantes Estes Dias, TEM acontecido nenhum Públicas DIVERSAS Aulas locais, debates, cineclubes, assembleias. Na Próxima terça-feira o Grupo se reúne parágrafo negociação com o Prefeito Geraldo Júlio.

Informations Pará Mais, Acessem:


Sobre a Democratização dos Espaços Urbanos

LEIA ARTIGO DE Ermínia Maricato e Orlando Alves dos Santos Junior.  Ermínia E Arquiteta e urbanista, professora titular da Faculdade de Arquitetura da USP. FOI Secretaria Executiva do Ministério das Cidades de 2003, um 2005 e Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo na Gestão de Luiza Erundina (1989-1992). Orlando E sociólogo, doutor los urbano Planejamento, professor Visitante fazer IPPUR / UFRJ, Pesquisador da Rede Observatório das Metrópoles.

 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *