Ministério planeja implantar instituição federal em Caruaru
Não serão somente os jovens de Garanhuns e cidades vizinhas os beneficiados com uma universidade pública federal a partir do próximo ano. O ministro da Educação, Tarso Genro, informou, ontem, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o autorizou a dar início ao processo de implantação de um campus universitário em Caruaru, município localizado também no Agreste pernambucano.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terá a responsabilidade de gerenciar essa nova instituição. A previsão é de realização do primeiro vestibular no fim de 2005. Como a idéia ainda é prematura, Tarso Genro não detalhou quais cursos serão oferecidos.
“Não posso adiantar nada, porque o perfil da instituição está sendo discutido. Vamos nos reunir com o Ministério da Ciência e Tecnologia e com os dois reitores (Amaro Lins, da UFPE , e Valmar Correa, da UFRPE). Mas garanto que a definição dos cursos levará em conta a base produtiva da região e as disciplinas estarão conectadas a ela”, observou o ministro da Educação.
Segundo o reitor Amaro Lins, o assunto já vinha sendo discutindo informalmente com o Ministério da Educação (MEC) e com representantes da comunidade de Caruaru. “Estamos também discutindo com o Governo do Estado e outros setores para que tenhamos uma política de complementação de ações. Não queremos repetir o que as outras instituições estão fazendo. Já sabemos que há uma carência grande em Caruaru de cursos de pós-graduação”, afirmou o reitor da UFPE.