Maternidade do Cisam finalmente reaberta

Depois de uma reforma que durou mais de um ano, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros foi finalmente reaberto na manhã de ontem, com a presença do governador Eduardo Campos.

As obras, que deveriam durar seis meses, se estenderam por um ano e dois meses, agravando ainda mais as dificuldades de acesso enfrentadas pelas mulheres em condição de gravidez de alto-risco, considerando a crítica situação das demais maternidades, geralmente superlotadas.

A demora nos serviços foi motivos de inúmeros propostos dos servidores, que durante o período de reforma foram deslocados para outras unidades de saúde da rede estadual e municipal.

Antes do evento de reinauguração, o governador percorreu as novas instalações da maternidade, acompanhado da diretora do Cisam, Fátima Maia, do Secretário de Saúde, Antônio Figueira, de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, do reitor da UPE, Carlos Calado e de servidores e professores da instituição.

De acordo com o Governo do Estado, foram investidos 15 milhões de reais. Os serviços de incluíram a substituição de toda a cobertura e das redes elétrica, hidráulica e de dados. A UTI materna passou a contar com sete leitos, permitindo a ampliação no número de partos, de 200 para 300 por mês. As enfermarias também foram beneficiadas com a instalação de climatização.

Na solenidade de entrega das novas instalações, a diretora do Cisam, Fátima Maia ressaltou os benefícios decorrentes dos investimentos feitos na unidade lembrando, porém, que são muitos os desafios ainda a serem enfrentados.

Em sua fala, o governador Eduardo Campos reconheceu que muitos dos problemas do Cisam decorrem da grande demanda existente na área da obstetrícia, sobrecarga que, segundo ele, será minimizada com a construção de novas unidades especializadas no atendimento à mulher.

Ao mencionar os investimentos feitos no Cisam, o governador disse que as intervenções na unidade decorreram das justas reivindicações dos servidores e usuários da unidade, "que nunca desistiram, que lutam pelo serviço, mesmos nos momentos mais difíceis".

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *