Legislativo Estadual comemora 20 anos da Universidade de Pernambuco

A contribuição da UPE para a educação e formação cultural do povo pernambucano ao longo de 20 anos foi destacada, nesta segunda (24 de outubro), em reunião solene na Assembleia. A homenagem à universidade estadual foi sugerida pela deputada Teresa Leitão (PT).

A UPE se originou da antiga Fesp, extinta em 1990, e veio a ser reconhecida pelo MEC em 1991. A instituição possui 13 unidades de ensino e três grandes hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina. Em breve, a UPE chegará em Serra Talhada e Palmares. Também integram o complexo universitário a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio, Escola do Recife e Escolas de Aplicação. A UPE oferece 44 cursos de graduação e mais de cem programas de pós-graduação.

A deputada Isabel Cristina (PT) abriu a reunião afirmando que o reconhecimento da Casa é pelo importante papel da Universidade de Pernambuco na oferta de educação pública gratuita e de qualidade.

Para Teresa Leitão, em duas décadas de vigor juvenil, mas também de maturidade e experiência, a UPE mantém seu rigor acadêmico e sua disposição para crescer com qualidade social. O reitor da universidade, Carlos Calado, recebeu uma placa comemorativa e agradeceu a homenagem. O gestor destacou que os vinte anos de história da entidade se devem ao trabalho dos que fazem a UPE e que têm compromisso com a educação. (C.F./V.B.)

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *