Instituto lança campanha agressiva contra crimes – Publicada em 21.01.2006

Pernambuco, o Estado do medo. Essa é uma das frases fortes que serão reproduzidas em outdoors, outbus e anúncios de jornal, a partir de hoje nas principais ruas e avenidas do Recife. A campanha é a primeira ação do Instituto Antônio Carlos Escobar (Iace), formalmente criado ontem, por integrantes de 42 entidades que querem dar um basta à violência e cobrar mais segurança do Governo do Estado. O Iace é fruto da indignação de uma parcela da sociedade recifense pelo assassinato do psicanalista Antônio Carlos Escobar, ao tentar impedir um assalto, em um semáforo de Boa Viagem há um mês.

O evento de lançamento do Iace e da campanha ocorreu ontem pela manhã, na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco, na Boa Vista. A comissão que presidiu a cerimônia informou que o instituto já conta com uma sede provisória no Sindicato dos Médicos e assegurou recursos para manter uma estrutura básica e bancar a campanha de mídia.

“Essa publicidade vai ser importante para chamar a atenção para a violência. Temos um governo que não admite a gravidade do problema. Na guerra do Iraque matam seis soldados e isso é notícia no mundo todo. Aqui, todo fim de semana morrem 30 pessoas e ninguém liga. É a banalização do mal”, ressaltou o médico Mardônio Quintas, presidente do Sindicato dos Hospitais e membro do instituto.

A viúva de Antônio Carlos Escobar, Tereza Guimarães, foi escolhida como presidente do instituto e assegurou que a adesão da sociedade à iniciativa está ajudando a família a enfrentar a perda. “Esse apoio nos fortalece e nos incentiva a seguir lutando pelos ideais de Antônio Carlos”, asseverou Tereza.

O tom dos discursos na cerimônia era o mesmo das frases publicitárias. “Não podemos admitir que cargos públicos importantes sejam ocupados por políticos desempregados sem conhecimento técnico da segurança pública. Esses gestores tem que ser cobrados com o mesmo apuro que nós somos, em nossas vidas profissionais”, disse o médico e professor da Universidade de Pernambuco, Ricardo Lima.

O evento também abriu espaço para que vítimas de violência mostrassem sua indignação. Várias pessoas relataram casos de assaltos sofridos e do descaso das autoridades na investigação. O vice-presidente do Iace, Cláudio Lacerda, encerrou os trabalhos convidando todos os presentes para uma carreata pela paz, no dia 18 de fevereiro às 9h, saindo da Praça de Casa Forte. (Fonte: Jornal do Commércio – 21.01.2006)

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *