Inscrição da UPE só na internet – Publicada em 27.07.06

As inscrições para o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), que começam segunda-feira e vão até 21 de agosto, serão, pela primeira vez, exclusivamente pela internet. Não haverá mais a alternativa de se inscrever nas casas lotéricas. A comissão do concurso, que anunciou a novidade ontem, justifica a decisão com o argumento de que, na última seleção, cerca de 60% dos 34 mil candidatos optaram pela web para se inscrever. Também porque a medida diminui os custos do concurso, barateando o valor da taxa para os candidatos. Em Pernambuco, apenas 8,2% da população dispõem de computador em casa, segundo dados de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Marcelo Fernandes, integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil, a decisão da UPE é excludente. “No Estado ou em qualquer lugar essa medida é excludente, pois não oferece outra alternativa ao candidato. É muito radical. A UPE deveria ter adotado algum incentivo para a inscrição pela internet”, opina Marcelo Fernandes.

No País, conforme o Ibope/NetRatings, 17,6% dos brasileiros têm acesso a internet, seja em casa, no trabalho, escola ou outros espaços. Na Região Metropolitana do Recife, 54,8% das pessoas afirmaram, em setembro de 2005, numa pesquisa do Comitê Gestor da Internet, que nunca utilizaram um computador. Entre os 1.107 colégios da rede estadual, 484 têm laboratório de informática. Entre eles, 420 dispõem de acesso à internet.

Aluno do 3º ano da Escola Estadual Luiz Delgado, em Santo Amaro, área central do Recife, Marcos Paulo Guedes, 17 anos, não aprovou a novidade. “Tenho computador em casa sem internet. Além disso, a máquina está quebrada. Essa medida vai dificultar nossa vida. Não confio no processo pela web, não acho seguro. Preferia me inscrever no banco, mas nesse caso devo aproveitar o laboratório de informática da escola”, diz Marcos Guedes, candidato a vaga em administração.

“Muita gente não tem habilidade para mexer no computador. Essas pessoas terão muita dificuldade. Pela internet é mais prático porque não há fila”, comenta Kátia Queiroz, 19, estudante do 3º ano do Ginásio Pernambucano, na Boa Vista, Centro, disposta a concorrer a uma vaga em engenharia mecatrônica.

“Alunos da rede estadual poderão usar os laboratórios das escolas. Há as unidades do Expresso Cidadão e inúmeras lan houses. A web é mais ágil, mais segura e mais cômoda. Para o cadastro da isenção da taxa, também feito só pela internet, tivemos 19 mil pessoas. Isso comprova que os jovens têm acesso a internet”, acredita o presidente da comissão do vestibular, Glêdeston Emerenciano.

Fonte: Jornal do Commercio publicado em 27.07.06

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *