HUOC recebe R$ 9,4 mi – Publicada em 07.05.2005

Aline Moura, DA EQUIPE DO DIARIO

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, ontem, um reforço de R$ 9,41 milhões para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em convênio que reconhece a unidade como instituição de ensino. A proposta implica na adesão da unidade ao Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece metas que vão de melhorias ao atendimento e incentivo à pesquisa. É uma conquista para um hospital que já realizou 100 transplantes de fígado.

  Com a ampliação dos repasses, o hospital fica obrigado a cumprir metas, sob pena de ter a transferência de recursos bloqueada. Segundo o MS, o hospital terá de oferecer atendimento mais humanizado, com acolhimento apropriado a todos os pacientes do SUS. Entre outras prioridades, também precisa elaborar projetos para o desenvolvimento de pesquisas, além de se integrar ao sistema de referência hospitalar no atendimento de urgências e emergências. O HUOC terá de manter, ainda, 100% dos leitos em funcionamento, bem como consultas médicas e procedimentos de apoio ao diagnóstico na central de regulamentação.

  Ao todo, são 17 exigências, entre as quais destacam-se melhorias físicas, com o aumento de 8,1 mil para 10.372 o número de internações de média complexidade por ano. Na área da alta complexidade, este número deve pular de 2.209 para 3.552. “Acredito que o hospital terá condições de superar a crise que viveu nos últimos anos”, declarou o ministro.

  Segundo o secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, haverá um acompanhamento mais rígido do Estado. A pasta estadual de Ciência e Tecnologia, comandada por Cláudio Marinho, também fará ficará responsável por este trabalho.

Caps – Ainda ontem, o ministro Humberto Costa, inaugurou no Recife, em parceria com o prefeito João Paulo , o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, o Zaldo Rocha, no bairro da Encruzilhada.

Fonte: Diário de Pernambuco – 07.05.2005

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *