Governo do Estado posterga mais uma vez resposta às reivindicações dos servidores públicos
Em assembleia realizada ontem (22/12), os docentes da UPE decidiram pela manutenção da luta por reajuste salarial e pelos demais itens da pauta de reivindicações entregue em agosto passado.
Reunidos em assembleia geral da categoria realizada na tarde de ontem (22/12), os docentes da Universidade de Pernambuco discutiram a posição do Governo do Estado em relação à pauta de reivindicações unificada dos servidores e à pauta específica encaminhada pela Adupe.
A assembleia foi aberta pelo presidente da Adupe, Luiz Oscar Cardoso Ferreira, que detalhou o resultado da reunião da Mesa Geral de Negociação Permanente, ocorrida na segunda-feira passada (20/12). De acordo com o dirigente, ao contrário do que era esperado, os representantes do governo não apresentaram nada de concreto na reunião.
“A resposta do governo limitou-se a intenções genéricas, como ´medidas de valorização dos servidores´, ´promoção de cursos de qualificação e ´preparação para a aposentadoria´”, disse.
Sobre a principal reivindicação, a do reajuste salarial para recuperação das perdas inflacionárias, o presidente da Adupe contou que o governo anunciou a criação da “Parcela Remuneratória Mensal de Valor Nominal”, mas não apresentou os detalhes sobre essa medida.
Durante o encontro, os representantes dos servidores criticaram a manobra e ressaltaram a necessidade de uma resposta concreta, com explicitação sobre o percentual de reajuste salarial real e não nominal.
Ainda sobre a questão, as entidades sindicais solicitaram uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Administração com o objetivo e obter informações objetivas quanto à natureza e à forma de implantação da tal “Parcela Remuneratória”.
A reunião ocorrerá no dia 28 deste mês, com participação de representantes de seis entidades sindicais (entre elas a Adupe) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE).
No dia 4 de janeiro haverá nova reunião da Mesa Geral de Negociação, da qual se espera uma proposta mais objetiva por parte do Governo.
Encaminhamentos – Durante a assembleia de ontem foi enfatizada em todas as falas a necessidade de uma maior participação dos docentes da UPE na luta que vem sendo conduzida pela Adupe. Ao final do encontro foram aprovados os seguintes encaminhamentos:
Propor ao Fórum dos Servidores Estaduais a criação de núcleos do Fórum nas cidades pólo de todas as regiões do Estado, com o objetivo de propagar e disseminar a campanha por reajuste salarial digno e denunciar a real situação do serviço público em Pernambuco;
Realizar assembleia na primeira quinzena de janeiro para reavaliar as estratégias do movimento, a partir da resposta do governo esperada para o dia 4 de janeiro;
Integrar a campanha de mídia (Outdoor, carro de som, redes sociais) do Fórum dos Servidores Estaduais sobre as reivindicações dos servidores e o descaso do Governo do Estado para com o serviço público;
Intensificar as estratégias de comunicação para manter mobilizados os docentes em torno da campanha salarial.