Governo deve enviar novo projeto de reajuste até hoje – Publicada em 24.03.2006
Depois de muita pressão de deputados estaduais, o governo do Estado retirou da pauta de votações da Assembléia Legislativa o projeto de lei número 1.244/06, que trata do reajuste de 8% a 10% para todas as categorias de servidores públicos. Nas galerias da Assembléia, os servidores comemoram o feito, pois querem que o governo altere o post_content antes que ele seja votado. A Secretaria de Administração tem até as 13h de hoje para encaminhar o projeto substitutivo.
Durante toda a manhã, as bancadas de oposição e governista trabalharam para convencer a secretária-chefe do Gabinete Civil, Lúcia Pontes, e o secretário de Administração, Maurício Romão, a retirar o projeto. O presidente da Assembléia, Romário Dias (PFL), tratou de conversar com os secretários.
A alteração exigida pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco (Sindiserpe) no projeto de lei é a inclusão da promoção por tempo de serviço dos funcionários de oito secretarias, cinco fundações e cinco autarquias.
O projeto 1.244/06 está sendo modificado na Procuradoria-Geral do Estado, mas o secretário de Administração deixou escapar que não vai atender a essa reivindicação. “Não vamos mais colocar tabela de tempo de serviço, o reajuste vai ser linear”, disse Maurício Romão.
O presidente do Sindiserpe, Renílson Oliveira, crê que a retirada do projeto significa uma reabertura de negociação entre servidores e governo. E confirmou que a greve está mantida. “Mas nossa disposição é de dialogar. A Assembléia vai funcionar como uma mediadora de conflito”, reforçou.
Líder da oposição na casa, o deputado Isaltino Nascimento (PT) afirmou que o projeto deve entrar na pauta de votação da Comissão de Justiça já na segunda-feira.
“Na verdade, o governo até agora tinha mostrado falta de habilidade com os servidores, pois criou uma expectativa em torno do que não poderia dar. O fato novo demonstrou sensibilidade do governo, após intervenção desta casa”, avaliou Isaltino. (Fonte: Jornal do Commércio)