Governo anuncia concurso e novos cursos

O Secretário Marcelino Granja (Ciência e Tecnologia) anunciou, na sexta-feira passada (01/06), que o Governador Eduardo Campos decidiu antecipar a publicação do edital de concurso público para a Universidade de Pernambuco. O edital deve ser publicado nesta semana. O Governo estadual selecionará, inicialmente, 97 professores para suprir vagas remanescentes nos diversos cursos da UPE e selecionará também 50 profissionais para cargos técnicos e administrativos nestes mesmos campi.

Além disso, o edital também estabelecerá concurso público para sanar a falta de profissionais da saúde no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), com a contratação também de 107 médicos, enfermeiros e demais profissionais necessários para o perfeito funcionamento dessa unidade.

A outra medida tomada foi a formação imediata de um Grupo de Trabalho constituído por representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, além da Controladoria Geral do Estado, que terá como atribuição realizar um levantamento das necessidades de pessoal da Universidade de Pernambuco, tendo como referência  outras instituições de ensino do Estado. O objetivo final desse estudo é a formulação de um Projeto de Lei que autoriza a criação de mais vagas para o corpo docente da UPE.

NOVOS CURSOS – No mesmo pacote, o Governo anunciou ainda a criação de seis novos cursos e a abertura de mais vagas de medicina na unidade de Serra Talhada, Sertão, e direito, no Grande Recife.

O Governo do Estado também inaugurará dois novos campi: em Serra Talhada, no Sertão, e em Palmares, Mata Sul. Na primeira, serão abertas 20 vagas do curso de medicina, que serão ocupadas com os aprovados da edição deste ano do vestibular.

O campus de Palmares receberá dois dos seis novos cursos da instituição: serviço social (40 vagas), Gestão de logística (40 vagas). Os outros cursos serão implantados em 2013: licenciatura em ciências sociais, bacharelado em saúde coletiva (ambos ministrados no campus Santo Amaro) e licenciatura em letras – espanhol (em Nazaré da Mata, na Mata Norte). O campus de Nazaré da Mata também vai oferecer o curso de tecnológico em gestão de logística. Outra mudança anunciada é que o curso de direito da UPE ganhou 30 novas vagas, que serão disponibilizadas na unidade de Camaragibe, Grande Recife.

A POSIÇÃO DA ADUPE – A Adupe é a favor da interiorização do ensino superior público. No entanto, ressalta seu entendimento de que a abertura de novos cursos deve ser precedida da estrutura física necessária e da contratação de professores e servidores em caráter permanente. Isso evita os graves problemas hoje vividos pelos alunos do curso de Medicina do campus de Garanhuns e dos cursos do campus de Caruaru.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *