Governo acena com atendimento parcial da pauta
Dirigentes da Adupe participaram, na quinta-feira passada (10/03) da primeira reunião da mesa especifica dos professores da UPE, em 2016. O encontro aconteceu na Secretaria de Administração e contou com o titular da pasta, Milton Coelho, assessores da SAD e dirigentes da Universidade de Pernambuco.
Como representantes da Adupe estavam presentes os professores Sérgio Galdino (Presidente), Luiz Oscar Cardoso Ferreira (Vice-Presidente), Itamar Lages e Sérgio Campello Oliveira. Pela UPE compareceram o reitor Pedro Falcão e a pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Vera Gregório.
Nesta primeira reunião para discussão específica das demandas dos docentes da UPE, os dirigentes da ADUPE ressaltaram a necessidade do resgate da pauta apresentada no ano passado e ainda sem resposta por parte do Governo do Estado.
Entre as reivindicações estão a correção salarial, o fim da barreira que limita a progressão por avaliação de desempenho, a Dedicação Exclusiva como regime de trabalho e a correção da distorção na matriz de vencimentos com a equalização do intervalo do Professor Associado.
Em sua fala, Milton Coelho deu sinais positivos quando ao atendimento, por parte do governo, da transformação do sistema de Dedicação Exclusiva em Regime de Trabalho, a remoção do limite de 50% dos docentes aptos à progressão por avaliação de desempenho e a equalização do intervalo de matriz do cargo de Professor Associado. Quanto à correção salarial, o representante do Governo recorreu à já conhecida tese da crise econômica como fator impeditivo.
A Adupe deverá convocar assembleia dos docentes para definição da pauta de reivindicação deste ano.