Google inaugura serviço de livro on line
O Google, maior site de buscas da internet, lançou seu polêmico projeto de oferecer cópias de livros online, na página http://print.google.com Como vem sendo criticada desde que anunciou seus planos de escanear obras em bibliotecas, a empresa disse que, num primeiro momento, vai limitar o acesso a todo material protegido por direitos autorais. A coleção inicial do projeto, chamado de Google Print, vai ter apenas obras de domínio público. A Google Inc. disse que o material é apenas “uma pequena porção do que estará disponível futuramente no Google Print”.
Mas a empresa não falou sobre como vai resolver as questões de copyright se levar adiante seus planos de oferecer versões online de livros mais recentes. Por enquanto, os usuários do Google Print encontrarão uma espécie de cartão de biblioteca, com dados básicos sobre o livro. Ao tentar ver as páginas do livro, o site pede um cadastro no Google, explicando que há questão de copyright – ou seja, não é tão simples assim copiar uma obra. A empresa explica que os usuários só poderão ver um livro se ele for de domínio público ou se o editor tiver dado permissão. Mas a Google ressalta que são as obras antigas que estão inacessíveis ao público em geral, seja em Nova York ou Nova Déli.. Como vem sendo criticada desde que anunciou seus planos de escanear obras em bibliotecas, a empresa disse que, num primeiro momento, vai limitar o acesso a todo material protegido por direitos autorais. A coleção inicial do projeto, chamado de Google Print, vai ter apenas obras de domínio público. A Google Inc. disse que o material é apenas “uma pequena porção do que estará disponível futuramente no Google Print”.
Mas a empresa não falou sobre como vai resolver as questões de copyright se levar adiante seus planos de oferecer versões online de livros mais recentes. Por enquanto, os usuários do Google Print encontrarão uma espécie de cartão de biblioteca, com dados básicos sobre o livro. Ao tentar ver as páginas do livro, o site pede um cadastro no Google, explicando que há questão de copyright – ou seja, não é tão simples assim copiar uma obra. A empresa explica que os usuários só poderão ver um livro se ele for de domínio público ou se o editor tiver dado permissão. Mas a Google ressalta que são as obras antigas que estão inacessíveis ao público em geral, seja em Nova York ou Nova Déli.
Fonte: Globo.com