Fórum dos Servidores ratifica solicitação de audiência com a Governadora Raquel Lyra
Objetivo é discutir a retomada das negociações gerais do conjunto dos servidores e especificas de cada categoria, além do comprometimento dos serviços públicos por conta do Decreto Nº 54.393, publicado em 2 de janeiro.
Representantes do Fórum dos Servidores Estaduais (FSE) estiveram no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, na sexta-feira passada (27/01), ocasião em que foi protocolada uma nova solicitação de audiência com a Governadora Raquel Lyra.
No documento, o FSE aponta o comprometimento dos serviços públicos prestados à população, como consequência do Decreto Nº 54.393, publicado logo nos primeiros dias da nova gestão. O decreto determina o retorno imediato dos servidores estaduais cedidos para outros órgãos, a revogação da concessão de licenças e a suspensão do trabalho remoto.
A solicitação de audiência com Raquel Lyra ressalta, ainda, a necessidade do fortalecimento da Mesa Geral de Negociação Permanente, com a retomada das negociações do conjunto dos servidores, bem como das mesas Específicas de Negociação, instrumento de negociação das pautas específicas de cada categoria.
No caso dos professores da Universidade de Pernambuco, a Adupe reivindica reajuste anual acima da inflação e a reabertura das discussões dos itens remanescentes da campanha passada: alteração nos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado; criação da função de Professor Titular de Carreira no cargo de Professor Universitário da UPE; reformulação e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV); correção da distorção na base de vencimentos dos docentes no cargo de Professor Titular; e recomposição do valor dos salários, de forma a suprir as perdas do congelamento salarial impostos nos últimos 8 anos.
Outra preocupação levantada pelos servidores diz respeito ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco-SASSEPE, que passa por uma crise sem precedentes, com o desabastecimento de medicamentos e insumos, cancelamento de cirurgias, falta de manutenção, ambulâncias quebradas, entre outros.
Integraram a visita à sede do Governo do Estado representantes da CUT Estadual, da Adupe (Luiz Oscar Cardoso Ferreira – Presidente), do Sindupe, do SEEPE, do Sindsaúde, do Sindserpe e e do Sintape.