FOPROP protesta contra contingenciamento de recursos da C & T

Reunidos na cidade de João Pessoa (PB) no final de novembro, Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de instituições de ensino superior de todo o país manifestaram-se contra os cortes e os contingenciamentos aplicados pelos governos federal e estaduais à ciência, à educação, às instituições de ensino e de pesquisa e às universidades brasileiras. A Carta de João Pessoa cobra o investimento pleno de recursos para a manutenção, o desenvolvimento e a ampliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira. Leia abaixo a íntegra do manifesto.


FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CARTA DE JOÃO PESSOA 

MANIFESTO À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA CIENCIA, DA EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DE PESQUISA 

Nenhuma nação do mundo conseguiu atingir o desenvolvimento sem uma associação direta e integrada ao avanço da ciência. O Brasil, que trilhava um caminho nesta direção nas últimas décadas e registrava indicadores sociais e econômicos cada vez mais promissores, assiste agora a inquietantes atuações e ameaças ao seu desenvolvimento futuro e à sua soberania nacional. Os recentes e impactantes cortes e contingenciamentos aplicados pelo governo federal e pelos governos estaduais aos recursos para a ciência, à educação e às instituições de ensino e de pesquisa – notadamente as universidades brasileiras – colocam em risco o desenvolvimento presente e futuro do Brasil. Os cortes e contingenciamentos implicam diretamente na estagnação ou retrocesso da pesquisa científica, no empobrecimento do conhecimento, no comprometimento da educação, na não-emancipação cidadã e na entrega das riquezas e dos valores nacionais aos interesses do mercado internacional. Significam, em última instância, no estabelecimento de uma sociedade atrasada e subserviente aos interesses externos e que perderá, indubitavelmente, sua identidade, sua autonomia e seu protagonismo na história mundial recente. Atentos a este conpost_content os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, reunidos em João Pessoa (PB) no XXXIII ENPROP vem a público manifestar-se contra os cortes e os contingenciamentos aplicados pelos governos federal e estaduais à ciência, à educação, às instituições de ensino e de pesquisa e às universidades brasileiras, e em defesa do investimento pleno de recursos para a manutenção, o desenvolvimento e a ampliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira. 

ASSEMBLEIA GERAL DO FOPROP 

Manifesto aprovado pela Assembleia Geral do FOPROP em 23 de novembro de 2017, em João Pessoa (PB).

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *