Falta de laboratórios é motivo de protesto
Alunos do curso de odontologia do campus de Arcoverde, no Sertão do Estado, da Universidade de Pernambuco, ocuparam na tarde da última quinta-feira (13/02/2014) a sede da Secretaria de Saúde, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.
O motivo do protesto foi a falta de estrutura (laboratórios) para os alunos do 6º período do curso realizaram as aluas práticas. No local representantes dos estudantes conseguiram falar com o assessor do secretário de Saúde, para tentar algum tipo de ação para solucionar o caso.
A construção dos laboratórios foi prometida para 2013 em um acordo da UPE com a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Arcoverde. Segundo os estudantes, tanto a universidade quanto a prefeitura cumpriram sua parte no acordo. Porém, a Secretaria de Saúde não fez o mesmo.
Na época, após algumas reuniões entre estudantes, docentes e dirigentes institucionais e governamentais (Governo do Estado e Prefeitura de Arcoverde), onde chegaram, em comum acordo, à decisão de adequar a matriz curricular do curso, transferindo as disciplinas práticas do 5º período para o 6º, se comprometendo assim a entregar os ambientes necessários para às aulas práticas no período letivo de 2014. Esta ação seria custeada pela Secretaria Estadual de Saúde.
Como a solução apresentada na última reunião não é mais viável para o primeiro semestre letivo de 2014, que começa no próximo dia 06 de março, os estudantes querem que a secretaria instale containers odontológicos para que as aulas sejam realizadas.
Após uma tarde de deliberações internas na secretaria, os representantes conseguiram um documento com um plano de ação para implantação do laboratório de pré-clínica e clínica do curso. O documento assinado prevê oito etapas, a serem cumpridas pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Universidade de Pernambuco, tendo como agentes fiscalizadores os próprios estudantes.
A Adupe vem participando das negociações entre os alunos, a UPE e o Governo do Estado. "Nossa intervenção tem sido no sentido de contribuirmos para busca de uma solução para os problemas estruturais do curso de Odontologia de Arcoverde". Resaltou o presidente da entidade, Itamar Lages.