Falta autonomia – Publicada em 18.05.2006
Falta autonomia
Coluna JC nas Ruas – Jornal do Commércio – Publicado em 18.05.2006
Colunista: Claudia Parente
Embora o programa Universidade Democrática, lançado terça-feira pelo governo do Estado, tenha o mérito de dar oportunidade a alunos de escolas públicas de cursar faculdade, a sonhada autonomia, que poderia transformar a Universidade de Pernambuco numa escola gratuita, parece ter saído do foco das discussões. Ontem, a vice-presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Teresa Leitão, criticou o projeto.
Ela acusou o governador de desconhecer as propostas do Fórum Ampliado UPE que durante mais de dois anos reuniu vários setores da universidade com o governo e Assembléia Legislativa em busca de saídas para alcançar a autonomia. Em agosto de 2005, um projeto nesse sentido foi entregue ao então secretário de Ciência e Tecnologia, Claudio Marinho. Mas o governo não topou aumentar os recursos destinados à universidade – de 2% da arrecadação do ICMS para 5% – e nenhum projeto foi enviado para a Assembléia.
A educadora também reclama da falta de discussão com a comunidade e lembra que a UPE é a única universidade pública do País que cobra mensalidade. E o pior é que nem essa renda é suficiente para garantir independência. Com o governo pagando apenas a folha de pessoal e a universidade amargando alto índice de inadimplência, ainda vai demorar muito até conseguir abrir as portas a todos.