Eu gosto de Juazeiro, mas adoro Petrolina! – ARTIGO

*Roberto Burkhadt


A comunidade universitária do campus avançado da UPE em Petrolina, mais uma vez, honrando a tradição de luta do sertanejo nordestino, parte à frente mostrando a insatisfação dos que fazem a UPE e da população em geral pela forma como o governo, com a submissão da Reitoria, trata um dos poucos bastiões do ensino público que resiste ao projeto de desmonte.


O desgaste progressivo representado pela precarização do trabalho docente, pela imposição do poder público na instalação de cursos atendendo a políticos que visam projetar-se frente ao colégio eleitoral dos municípios, leva a Universidade a comprometer a qualidade da formação de profissionais para servir à sociedade.


O grito ouvido na grande manifestação de Petrolina: “queremos professor!”, divulgada pela mídia, mostra com que leviandade vem sendo montados cursos no projeto capenga de interiorização e expansão da UPE desde os idos do governo anterior ao atual.
A reitoria curva-se à vontade do senhor permitindo que a UPE cresça fisicamente em prejuízo da qualidade do ensino, fator principal para a boa formação dos seus profissionais. Quem acompanha o pipocar de movimentos engrossados por aqueles que se convenceram que a única forma de dar um basta na ação nefasta compreende que é necessário ir à luta.


As entidades representativas da comunidade Universitária, seus sindicatos, suas associações, seus diretórios acadêmicos, seu DCE, fazem ouvir suas vozes nas ruas, nos seus órgãos de comunicação e nos conselhos.


Alguns ouvintes, porém, como o Conselho Universitário, permanecem surdos ao clamor. Perdem, com essa atitude, uma oportunidade histórica de dar um basta a essa ação predatória, exigindo o fim da contratação de professores convidados e da seleção simplificada e cobrando a realização do concurso público e verbas necessárias para o custeio e manutenção da UPE, hoje de pires na mão, fazendo valer sua autonomia prevista na Carta Magna.


Tomemos o exemplo da valente Petrolina, adorando a sua disposição de luta o seu algo grau de responsabilidade.


* Diretor de Imprensa da Adupe
 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *