Estudantes, professores e servidores cobram mais investimentos

Usando como mote a paródia “Não deixe o Huoc morrer, não deixe o Huoc acabar”, estudantes, professores e servidores da UPE “comemoram” 128 anos do HUOC cobrando do governo do Estado mais investimentos para salvar o hospital

Numa manifestação bonita com direito a bolo, balões e paródia, estudantes, professores e servidores da Universidade de Pernambuco “comemoraram” os 128 anos de existência do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O ato foi organizado conjuntamente pelas entidades estudantis (DAs de Medicina, Enfermagem e Residentes), pelo Sindupe e pela Adupe, como forma de chamar a atenção da opinião pública e do Governo do Estado para a situação de calamidade vivida pelo hospital.

A manifestação ocorreu na entrada principal do hospital. Faixas e cartazes conclamavam a população e o governador Eduardo Campos, em particular, a “vestirem a camisa da UPE”. Líderes sindicais e estudantis cobraram mais investimentos na Universidade “para que ela possa cumprir de fato o seu papel”. Estudantes e pacientes do HUOC se sucederam com declarações de amor ao hospital, que atende mais de mil pessoas diariamente.

“Desde que esta crise se instalou, o governo tem batido na tecla de que o problema é de má gestão. Essa não é a razão do problema, até porque esta não é uma crise isolada. Os três hospitais da UPE vivem uma crise que já vem de mais de 10 anos. E a razão todos sabem: os recursos não são suficientes”. Ressaltou o professor Itamar Lages, presidente da Adupe.
O dirigente reconhece que o atual governo tem procurado resolver problemas imediatos dos hospitais. “Mas se apenas resolvemos os problemas emergenciais uma nova crise vai surgir mais à frente. Nossa luta é para que o governo assuma de fato uma responsabilidade que é sua: o financiamento do complexo hospitalar”, frisou.

“Além de mais recursos para os hospitais, queremos a abertura de concurso público em regime estatutário para todos os cargos, e não apenas para médicos, como anunciou o Governo”. Cobrou José Rosa, presidente do Sindicato dos Servidores da UPE (Sindupe).

HUOC – Fundado em 1884, o HUOC tornou-se uma referência em várias especialidades e também na formação de profissionais de saúde. Por conta do financiamento insuficiente, a unidade tem sido acometida de crises que cada vez mais comprometem a qualidade dos serviços ali prestados, bem como os programas de residência médica. Há poucos dias, uma nova crise surgiu com a proibição do pagamento de plantões extras aos servidores. Com a medida, parte dos leitos teve que ser desativada.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *