Estudantes da UPE decretam greve
Decisão foi aprovada em assembleia na manhã desta terça-feira. Adupe também fará assembleia nesta sexta-feira, dia 28
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (25/10), os estudantes da Universidade de Pernambuco decidiram decretar greve geral, além de manter a ocupação da Reitoria da Universidade.
Cerca de hum mil discentes lotaram a quadra de esportes da Escola Superior de Educação Física. Também presentes professores e servidores da UPE. Durante a assembleia os estudantes se posicionaram contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela investimentos por 20 anos independente da arrecadação da União e a Além da PEC 241, a MP 746, medida provisória da reforma do currículo da educação básica, sancionada em setembro deste ano.
A ADUPE participou do movimento e se posicionou frontalmente contrário às propostas de congelamento dos gastos com saúde, educação e programas sociais. A entidade convocou assembleia dos professores para deliberar sobre a posição da categoria frente aos cortes propostos pelo Governo.
Desde quinta feira os alunos ocupam a Reitora da UPE, na Avenida Agamenom Magalhães também como um ato de resistência às medidas anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo governo Temer. Assim como os estudantes da UPE, em todo o país, 1.016 escolas estavam ocupadas até a noite de sexta-feira (21), de acordo com a União Brasileira dos Estudantes (Ubes).