Entidades querem UPE engajada na construção do PEE
A Universidade de Pernambuco tem um papel importante nas discussões para a construção do Plano Estadual de Educação. Este foi o entendimento dos participantes do seminário “O Plano Estadual de Educação e o Papel da Universidade de Pernambuco”, realizado na quarta-feira (08/04), no auditório do Sindicato dos Servidores da UPE-Sindupe.
O evento foi promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UPE (Adupe), pelo Sindupe e pelo Diretório Central dos Estudantes da UPE (DCE-UPE) e contou com a participação de professores, alunos e servidores da UPE.
Como expositores foram convidados a Deputada Teresa Leitão, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e o ex-deputado Paulo Rubem Santiago. Também integraram a mesa de discussões a representante do Fórum Estadual de Educação, Célia Santos e o professor Karl Schurster Verissimo, representando a Pró-reitoria de Graduação da UPE.
Até o dia 24 de junho todos os entes federados deverão ter os planos educacionais sancionados. O prazo consta no Plano Nacional de Educação (PNE). há quatro etapas básicas a cumprir no processo de construção dos planos municipais e estaduais: o diagnóstico, a criação do documento base, a discussão com a comunidade e a tramitação no legislativo.
Segundo os expositores, a Universidade de Pernambuco deve ser partícipe da construção do PEE, levando-se em conta suas características e ao fato de ela estar presente em todas as regiões do Estado. “Esse ´mix´ de formação e pesquisa e de áreas do conhecimento diversas fortalece a UPE como instituição capaz de produzir uma qualificada e profunda análise da realidade, apontado as bases para a execução de um plano de educação como estratégia de desenvolvimento”. Opinou Paulo Rubem.
Para Teresa Leitão, além das metas a serem estabelecidas para o ensino superior estadual relacionadas ao crescimento da oferta de vagas, à expansão e interiorização, às políticas de inclusão e à ampliação dos programas de pós-graduação, os desafios da UPE na construção do Plano Estadual de Educação referem-se à elaboração de metas para a promoção da saúde e de promoção de um padrão de desenvolvimento socialmente justo para o Estado.