Entidades da UPE promovem debate sobre plebiscito para reforma política

Objetivo da constituinte é de garantir a reforma política e promover a democratização das estruturas de poder

As entidades de representação dos servidores (Sindupe e Asupe) dos professores (Adupe) e dos estudantes (DCE) da Universidade de Pernambuco promovem, na próxima terça-feira, dia 12 de agosto, debate sobre o plebiscito popular pra a reforma política.
O debate ocorrerá no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa das Graças (FENSG), com início às 10h. Representantes da CUT-PE e de centrais dos trabalhadores participarão do debate.

Sobre o Plebiscito

O plebiscito será realizado na Semana da Pátria, de 1 a 7 de setembro, e tem como objetivo a criação de um Assembleia Constituinte exclusivamente eleita que teria poder soberano para mudar o sistema político brasileiro. Segundo a avaliação das entidades que constroem o plebiscito, a atual estrutura do poder político no Brasil e suas “regras de funcionamento” não permite que se avance para mudanças profundas. Por isso, projetos que avançariam em pautas importantes como a democratização da mídia, e reformas na distribuição da terra, são constantemente barradas pelas forças conservadoras que dominam o Congresso.

Durante a campanha, urnas espalhadas por todo o território nacional vão colher respostas à seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

Atualmente, o Congresso é composto por mais de 70% de fazendeiros e empresários, apenas 9% de mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira, 8,5% de negros, sendo que 51% dos brasileiros se autodeclaram negros e menos de 3% de jovens, que os representam 40% do eleitorado do Brasil.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *