Ensino Superior – Finanças aprova cargos na UPE – Publicada em 15.06.06
A fim de possibilitar a expansão do Ensino Superior público no Interior do Estado, o Governo do Estado criará 193 cargos de professor no quadro permanente de pessoal da Universidade de Pernambuco (UPE). O Projeto de Lei nº 1308/06, prevendo essa iniciativa, foi aprovado, ontem, por unanimidade, pela Comissão de Finanças da Assembléia. A matéria espera pelos pareceres das Comissões de Administração e de Educação da Casa para ser encaminhada à análise do Plenário.
O relator da proposição no colegiado, deputado Antônio Moraes (PSDB), salientou a importância da iniciativa. “Medidas como essa facilitam a vida dos jovens do Interior, principalmente daqueles que não têm recursos para se deslocar até o Recife. A interiorização permite também que esses jovens possam se estabilizar, depois de formados, nas regiões em que moram”, afirmou. O presidente da Comissão, deputado Sebastião Rufino (PFL), também elogiou o projeto.
Os profissionais serão selecionados por meio de concurso público e alocados nos núcleos da UPE de Caruaru, Petrolina, Salgueiro e Garanhuns. As contratações possibilitarão o funcionamento de novos cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Marketing em Moda, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.
Os parlamentares ainda aprovaram o Projeto de Lei nº 1325/06, que concede pensão especial, e distribuíram duas proposições, entre elas, a que promove alterações na Lei nº 12.309/02, que instituiu o Fundo Rodoviário de Pernambuco (Furpe).
Fonte: Diário Oficial de Pernambuco publicada em 15.06.06