Emoção marca encontro em homenagem a Rinaldo Cardoso Ferreira, fundador da Adupe
Trajetória do professor e militante foi lembrada por familiares e companheiros de luta durante o encontro realizado na sede do sindicato.
Companheiros e companheiras de luta sindical, familiares e amigos do professor Rinaldo Cardoso Ferreira encontraram-se, na tarde da quarta-feira (04/12/2024), para reverenciar a memória e o legado daquele que é considerado o idealizador do movimento docente na Universidade de Pernambuco.
A homenagem aconteceu na sede da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe), sob clima de emoção, mas também de alegria.
Ao abrir o encontro, a presidente da Adupe, Terezinha Lucas, destacou que Rinaldo Cardoso, falecido em junho passado, fez de sua existência uma batalha pela defesa da democracia, da educação e dos direitos dos docentes. “Sua memória jamais será esquecida”, disse.
Em seguida, familiares e ex-companheiros de Rinaldo Cardoso relembraram momentos da sua trajetória sindical e fatos vividos com ele, seja na luta contra o regime autoritário que governou o Brasil de 1964 a 1985, e, sobretudo, na defesa da classe trabalhadora, em especial do segmento docente ao qual ele pertencia.
Em todas as falas foi evidenciado o perfil de articulador com o qual Rinaldo Cardoso conduzia as atividades do movimento sindical, além de sua forma sempre carinhosa e atenciosa no trato com os companheiros e companheiras de luta.
Na sequência, a ex-presidente da Adupe, Maria Auxiliadora Leal Campos e o atual vice-presidente, Luiz Oscar Cardoso Ferreira fizeram o descerramento da foto de Rinaldo Cardoso Ferreira, uma reverência ao fundador da entidade.
Sobre Rinaldo Cardoso – Rinaldo Cardoso Ferreira nasceu em maio de 1935, no Recife. Sua inserção nas lutas da classe trabalhadora ocorreu ainda na juventude, ao estudar profundamente e adotar as concepções marxistas para a compreensão do mundo, da opressão do capital sobre o trabalho.
Era formado em História (1965) e economia (1971). Foi professor de economia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde também coordenou o departamento de Economia e Administração.
Foi professor da Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco. Aqui se fez evidente a sua vocação para a defesa dos trabalhadores, articulando em meados dos anos 1980, o movimento que deu origem à então Associação dos Docentes da Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (ADUFESP), transformada posteriormente em Sindicado, com a atual denominação ADUPE.
Concomitante ao movimento sindical, Rinaldo Cardoso mobilizou os segmentos dos professores, servidores e alunos em torno da transformação da FESP em Universidade de Pernambuco, primeira universidade pública estadual com ramificação em todas as regiões do Estado.
Rinaldo Cardoso faleceu em junho deste ano, mas sua memória e sua trajetória de lutas estarão sempre presentes.
Depoimentos – No intuito de manter esta memória viva, a Adupe reuniu depoimentos de pessoas que conviveram com Rinaldo Cardoso, seja no âmbito da luta sindical, seja no âmbito profissional e também no âmbito familiar. Nesta primeira leva, trazemos o testemunho de Ana Brito, Auxiliadora Campos, Bernadete Perez, Maurílio Pedrosa, Tiago Feitosa, Edval Cajá, Márcia Ramos, Mauro Ferreira Lima, Mércia Santos, Ricardo de Almeida, Roberto Burkhardt e Sérgio Buarque.