Documento entregue a Raquel Lyra pede redefinição dos critérios de progressão para Professor Associado e criação da função de Professor Titular de Carreira
Próximo de completar duas décadas de existência, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos Docentes da Universidade de Pernambuco (UPE) já não atende às necessidades da instituição, nem tampouco dos professores e professoras. Entre as modificações mais urgentes na norma que regula a carreira docente na UPE estão a criação da função de Professor Titular de Carreira e a redefinição dos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado.
Um documento apontando essa necessidade foi entregue pela Adupe na tarde de ontem (12/08) à Governadora Raquel Lyra, por ocasião de sua participação no evento de inauguração do Memorial da Covid-19 e das novas estruturas e equipamentos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
A proposta foi entregue pelos diretores da Adupe, Terezinha Lucas (Presidente) e Luiz Oscar Cardoso Ferreira (Vice-Presidente) e pelas professoras Rejane Ferreira (Representante dos Professores Adjuntos) e Tereza Cattuzzo (Representante dos Professores Associados).
Atualmente, a UPE conta somente com 12 professores Titulares, que no atual modelo de PCCV estão enquadrados em faixa única, sem possibilidade de progressão. “A criação da função de Professor Titular de Carreira, por progressão interna, como acontece nas demais universidades brasileiras, precisa ser implantada pela UPE, considerando que as possibilidades de captação de recursos para a Universidade se ampliam com esses docentes titulares”, aponta o documento entregue à Governadora.
Outra distorção no PCCV evidenciada no ofício diz respeito ao modelo de ascensão à função de Professor Associado. O modelo atual é claramente injusto, posto que impõe entraves desnecessários que praticamente inviabilizam a progressão para a grande maioria dos professores Adjuntos, que hoje representam cerca de 70% do quadro de docentes da UPE. Esses docentes, todos com doutorado, carecem de estímulos para avançar na carreira e ajudar a UPE a contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco.
Ao final, o documento solicita os esforços da governadora no sentido demandar à Secretaria de Administração a retomada imediata dos trabalhos de finalização das minutas de lei, uma tratando da Progressão de Adjunto para Associado e a outra prevendo a criação da função de Professor Titular de Carreira.
Acesse a íntegra dos documentos entregues à Governadora.