Docentes da UPE não aprovam desfiliação da CUT – Publicada em 18.02.2005

Em assembléia geral realizada ontem (17/02), os professores da Universidade de Pernambuco decidiram que a Seção Sindical que representa a categoria (ADUPE) continuará filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Por orientação do sindicato Nacional dos docentes (ANDES), os sindicatos de professores de todas as universidades do país estão realizando assembléia, para decidirem sobre a desfiliação ou não da CUT. As decisões de cada seção sindical serão levadas para o Congresso Nacional da Andes, que acontece entre 24 de fevereiro e 1º de março, em Curitiba-PR.

Para a presidente da ADUPE, Maria Auxiliadora Campos, a saída da CUT, neste momento, representa um grande equívoco e só servirá para o enfraquecimento da central. “Achamos que, neste momento, devemos brigar internamente para garantir a total independência da CUT em relação ao Governo”.

“A CUT é um marco da luta dos trabalhadores. Além disso, entre todas as demais centrais do país, somente a CUT tem a característica da pluralidade, abrigando as mais diversas tendências do movimento sindical. Isso é bom para a democracia”, opina a dirigente.

Segundo Auxiliadora, por trás da campanha de desfiliação dos sindicatos da CUT está a tentativa de criação de uma nova central sindical.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *