Direção da Adupe volta a se reunir com os docentes do Campus Garanhuns
Na pauta, o andamento das negociações sobre a campanha salarial e a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.
Cumprindo o cronograma do ciclo de encontros nas unidades da UPE, a Direção da Adupe voltou a se reunir, na tarde de ontem (16/08/2023), com os professores e as professoras do campus da Universidade de Pernambuco em Garanhuns.
O encontro contou com a presença dos diretores Terezinha Lucas (Presidente), Luiz Oscar Cardoso Ferreira (Vice-Presidente), Edvaldo Melo Pinto (Diretor de Comunicação) e Vera Lucia Chalegre de Freitas (2ª Secretária), além dos professores José Carlos de Souza Guedes e Severino Jose Bezerra Filho, ambos integrantes do Conselho de Representantes da Adupe, o primeiro representante do Campus de Garanhuns e o segundo como representante dos docentes aposentados.
A reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores UPE foi principal assunto tratado na reunião. Instituído há mais de 15 anos, através da lei 101/2007, o instrumento há muito não reflete as necessidades da Universidade e nem dos docentes.
Durante o encontro, direção e docentes discutiram as modificações necessárias no PCCV, especificamente as alterações relacionadas à composição de cargos e funções, jornada de trabalho, mecanismos de evolução funcional, avaliação de desempenho, composição da remuneração (vencimentos, gratificações e benefícios) e estrutura da carreira.
Sobre a campanha salarial, os diretores da Adupe detalharam o andamento das negociações relativas à pauta unificada e da pauta específica dos docentes da UPE, que permanecem sem resposta por parte do Governo do Estado. A pauta geral, que contempla todos os servidores do Estado, prevê a revisão salarial de 7,2%, e o reajuste do Vale Refeição para R$ 856,90 mensais (docentes com 40 horas semanais) e R$ 644,38 mensais (docentes com carga horária semanal de 30 horas).
Quanto à pauta específica entregue pela Adupe, o documento contempla 13 pontos, sendo priorizados os itens cujas negociações estão em estágio avançado (criação da função de Professor Titular de Carreira no cargo de Professor Universitário da UPE; alteração nos critérios de progressão de Professor Adjunto para Professor Associado; e correção da distorção na base de vencimentos dos docentes no cargo de Professor Titular).