Dia D para as negociações – Publicada em 22.03.2006
Depois de quase 15 horas de reuniões exaustivas nos últimos dois dias, as negociações entre o governo do estado e funcionários devem chegar hoje a um desfecho. A resposta do estado aos sindicatos está prevista para ser comunicada após o encontro do Núcleo Estratégico do governo, que reúne secretarias como Administração, Planejamento, Fazenda e Gabinete Civil. Sindicalistas ligados a seis categorias se reuniram ontem com técnicos da Secretaria de Administração e Reforma do Estado (Sare) por 12 horas.
Apesar das negociações, a expectativa dos sindicalistas é que o governo pouco avançará com as propostas relacionadas à reposição e à questão do enquadramento salarial por tempo de serviço. “Continuamos mobilizados e não aceitaremos propostas que venham prejudicar a categoria”, considerou o coordenador-geral do Sindserpe, Renilson Oliveira. Segundo ele, a Sare manteve nas negociações de ontem a proposta de reajuste de 8% e propôs alterar a progessão salarial por tempo de serviço. “O governo quer piorar o que propusemos”, avisou.
Os encontros da Sare e sindicalistas começaram pela manhã e terminaram no começo da noite. Após as reuniões, os técnicos da Sare se reuniram com o secretário, Maurício Romão para avaliar as propostas apresentadas pelas categorias. Os dados serão mostrados hoje. As discussões de ontem envolveram representantes do Detran, Hemope, UPE, policiais civis, além dos servidores ligados à área de saúde e ao Sindserpe, que congrega os setores administrativos de grande parte das secretarias estaduais.
Antes mesmo do anúncio do governo hoje haverá três assembléias. Os funcionários do Detran se reunirão às 7h30; os do Hemope, às 9h, e os da UPE, às 10h30. Os sindicatos se reúnem às 18h na CUT para avaliar as negociações e discutir até greve geral. (Fonte: Diário de Pernambuco – 22.03.2006)